ICP logística

Conheça o novo parceiro de logística da Worten

Conheça o novo parceiro de logística da Worten

A empresa madrilena ICP Logística foi escolhida pelo Grupo Sonae como parceira para a logística. O objetivo é reforçar a presença da Worten em Espanha e aumentar o seu crescimento no setor da eletrónica de consumo e eletrodoméstico. Trata-se de “um desafio para a ICP, pela grande variedade de referências e pela complexa gestão requerida pelos produtos de grande volume”, diz o Diretor geral da ICP Logística – Portugal, André Maia.

A Worten elegeu a ICP Logística como parceiro estratégico, devendo o operador logístico assegurar a armazenagem e transporte dos artigos da Worten, assim como a gestão da sua operação logística, incluindo os produtos de linha branca.

“Nesta nova relação, a ICP garante à Worten flexibilidade, adaptando os processos logísticos às particularidades do setor eletrónico. Por outro lado, a integração total entre os sistemas de informação de ambas as empresas permitirá à Worten ter um controlo total de toda a sua supply chain”, explica o responsável da empresa em Portugal.

Oficialmente, as operações arrancaram em meados do mês de maio mas, na prática, o projeto arrancou há quase quatro meses, e desde então as duas empresas têm vindo a “trabalhar arduamente em conjunto” para garantir a total integração de todos os processos.

Por questões de confidencialidade, André Maia prefere não partilhar os dados da operação, adiantando apenas que se trata “de uma operação logística que cobrirá totalmente a supply chain da Worten”.

Ser o parceiro logístico da Worten representa um desafio para a ICP pela grande variedade de referências e pela complexa gestão requerida pelos produtos de grande volume.”

O projeto com a Worten inicia-se com a implementação de um sistema de controlo logístico que se integra totalmente com os sistemas do cliente. Trata-se de um sistema de desenvolvimento próprio, chamado SCL – Sistema de Controlo Logístico, que foi desenhado para integrar-se com os ERP e CRM dos clientes da ICP Logística. Permite controlar 100% das atividades desenvolvidas nas suas plataformas: movimentos por referência, seguimento de expedições, controlo de stock e todas as operações relacionadas com a cadeia logística. Nas palavras de André Maia, “o SCL é um dos sistemas mais completos do setor, cuja flexibilidade e adaptabilidade às necessidades dos clientes permite otimizar os tempos e reduzir custos”.

A satisfação com a nova parceria é óbvia. “Ser o parceiro logístico da Worten representa um desafio para a ICP pela grande variedade de referências e pela complexa gestão requerida pelos produtos de grande volume”. André Maia confia que as instalações da empresa estão preparadas para receber este tipo de mercadoria e que a operação logística está “adaptada a às peculiaridades de todas as referências da Worten”.

Destino: Portugal

O ano de 2012 marca a data da internacionalização da ICP Logística. O destino é Portugal, com a criação de um escritório no Porto. Atualmente a empresa possui uma plataforma logística no Porto e uma delegação comercial em Lisboa.

No nosso país, o operador logístico disponibiliza soluções B2B, B2C e eCommerce. “Na última década, o eCommerce converteu-se no motor de vendas para muitos negócios, pelo que participar com êxito num mercado tão competitivo é um desafio, ao qual se enfrentam as lojas online”, diz André Maia. “A velocidade nas entregas e a flexibilidade na receção dos pedidos, são fundamentais para qualquer comércio eletrónico”.

Para dar resposta a este negócio, a ICP Logística desenvolveu soluções de transporte específicas para cumprir com os prazos estabelecidos pelo cliente. Dispõe de diversos serviços, que incluem envios urgentes, pontos pick&drop, entregas com horário concertado ou transporte urgente com entregas no mesmo dia, entre outros. A empresa também disponibiliza serviços de valor acrescentado para os clientes eCommerce, entre os quais se contam a criação de lojas online, packaging personalizado, fotografias de produtos ou integração com plataformas eCommerce, como Magento ou Prestashop.

Dentro do canal B2B, o objetivo da ICP Logística é “oferecer a melhor solução, gerindo os pontos críticos da cadeia de fornecimento”, confirma o Diretor geral em Portugal. A empresa dispõe de soluções de armazenagem e aplica a tecnologia no desenvolvimento de processos e sincronização da informação, através da integração de sistemas para assegurar total rastreabilidade. O trabalho é baseado na metodologia Lean Manufacturing, que inclui processos de melhora contínua e eficiente, reduzindo ao máximo os tempos e custos derivados das operações.

O software desenvolvido internamente está baseado em padrões de qualidade estabelecidos em conjunto com os clientes, o que permite otimizar a recuperação do produto e assegurar a entrega da mercadoria. “No B2B, entendemos o pós-venda como a melhor ferramenta para fidelizar os consumidores e, para isso, oferecemos serviços de call center, sistema de embalagem retornável entre armazéns e Lojas, portal web para a gestão de envios e stock, alcançando a total rastreabilidade e informando antecipadamente a loja da mercadoria que irão receber”, detalha André Maia.

B2C com múltiplas opções

No canal B2C, a ICP Logística disponibiliza soluções de logística multicanal, com distribuição internacional. Beneficiando da multicanalidade, o cliente pode selecionar diferentes opções de entrega, envio domiciliário, ‘click and collect’ e compra e recolha na loja. Como explica o responsável, “o nosso sistema de gestão SCL está 100% automatizado e integrado com os processos de transporte, de maneira a que o cliente tenha ao seu dispor a informação em tempo real sobre o estado do seu envio”.

A rastreabilidade dos envios é assegurada pelo call center da empresa, que faz o seguimento personalizado, o que permite otimizar os rácios de entrega e resolver possíveis incidências. A empresa conta com uma web de seguimento de pedidos, através do qual o cliente pode saber o estado do seu pedido em tempo real, através de qualquer dispositivo.

A ICP assegura ainda todo o processo de logística inversa, que é vista “como processo chave para alcançar um serviço de pós-venda de excelência”. A empresa realiza toda a gestão relacionada com as trocas e devoluções de mercadoria, desde o controlo do estado dos produtos rececionados, à classificação, etiquetagem, refurbish, reintegração de stock ou destruição de produto.

Atualmente a ICP Logística está presente em Espanha, Portugal e Reino Unido e continua o seu processo de expansão pela Europa. Recentemente a empresa inaugurou uma plataforma logística de 40 mil m2 em Guadalajara, Espanha, a 10 km da sede principal, em Madrid.

No Reino Unido adquiriu uma nova nave de 9,5 mil m2, com a qual espera “prestar um melhor serviço e oferecer novas soluções logísticas aos clientes”. Está também prevista a abertura de novas instalações em Itália e França ainda durante este ano.

André Maia elege a inovação tecnológica e o desenvolvimento de processos como os pilares do sucesso da empresa. “Procuramos estar sempre na linha da frente a nível de novas soluções tecnológicas que existam no mercado, renovar frequentemente o nosso parque tecnológico, quer a nível de robots quer a nível de hardware, facultando aos nossos clientes os sistemas mais avançados no mercado”.

Crescer em Portugal

Ao longo dos anos, a ICP Logística foi implementando em Portugal todas as soluções logísticas e de transporte de que dispõe. “Hoje oferecemos um serviço mais completo e consolidámos a nossa posição como um dos maiores operadores logísticos a nível nacional e internacional”.

É nos setores das telecomunicações, cosmética, editorial e eletrónica que a ICP Logística espera crescer mais nos próximos tempos, em Portugal, por serem setores onde se espera um crescimento significativo no curto prazo. Alguns destes setores estão a aumentar a sua importância graças ao crescimento do comércio eletrónico. É o caso do setor editorial, por exemplo, que “devido ao crescimento das lojas de venda online volta a recuperar o protagonismo perdido com o aparecimento dos livros electrónicos”.

A ICP Logística perspetiva que os próximos anos sejam “apaixonantes a nível de crescimento, permitindo definitivamente solidificar a nossa marca a nível nacional”.

André Maia tem ainda expetativas nas áreas do calçado e do têxtil, dois dos maiores clusters portugueses. “Se estes setores profissionalizarem as suas logísticas, aliando à qualidade mundialmente reconhecida dos seus produtos, soluções logísticas tecnologicamente avançadas, alcançarão franco crescimento a nível global”, defende o responsável.

A ICP Logística perspetiva que os próximos anos sejam “apaixonantes a nível de crescimento, permitindo definitivamente solidificar a nossa marca a nível nacional”. Em Portugal, a empresa está a desenvolver um plano comercial “bastante sólido e sustentado, gerando dia após dia mais confiança nos diversos setores do mercado, que muito em breve será materializado com novos projetos nos mais diversos setores”.

É convicção de André Maia que “a ‘desconfiança’ que poderia existir aquando da nossa entrada em Portugal, por sermos uma insígnia não conhecida no mercado local já desapareceu. A seriedade, compromisso e know-how que introduzimos nas soluções logísticas que apresentamos aos nossos clientes serão geradoras de um crescimento muito progressivo no mercado português”.

A ICP Logística nasceu em Madrid, em 1997, como operador logístico para o fornecimento industrial ao setor automóvel. Começou com uma das fábricas de Robert Bosch na Comunidade de Madrid e “em apenas quatro anos tornou-se no parceiro absoluto da empresa alemã”, explica André Maia, Diretor geral da ICP Logística – Portugal.

Do setor automóvel estendeu a sua atividade à área das telecomunicações e depois a vários setores. Hoje opera na área das telecomunicações e novas tecnologias, eletrónica, automóvel, cosmética, editorial e têxtil, entre outros. “A experiência num setor tão exigente e sofisticado como o da indústria automóvel, proporcionou à ICP um know-how inovador e rigoroso, que marcou a sua cultura empresarial e transferiu com êxito a outros mercados, em especial relacionados com a logística de distribuição no setor de consumo”, justifica o responsável.

Portugal é o primeiro destino da expansão internacional da ICP logística, em 2012. Hoje a empresa está presente em Espanha, Portugal e Reino Unido e ainda este ano conta abrir filiais em Itália e França. Em Portugal, a empresa é liderada por André Maia, engenheiro mecânico de formação, com especialização em Gestão da Produção Industrial. Fez carreira na área logística, em Portugal e Espanha, em empresas como o grupo CIN, Barnices Valentine e BAVidro. Há sete anos ingressou na ICP Logística e desde há cinco assume o cargo de Diretor geral da filial portuguesa.