Transportes

Glovo já é unicórnio

Glovo alcança o status de unicórnio

A Glovo, uma das empresas de entrega on-demand com um dos crescimentos mais rápidos no mundo, angariou 150 milhões de euros numa ronda de investimentos liderada pelo Mubadala, com o apoio de anteriores investidores como a Drake Enterprises, a Idinvest e a Lakestar.

Este último financiamento permite à empresa garantir o estatuto de unicórnio, tornando-a na segunda empresa espanhola a superar uma avaliação de mil milhões de dólares.

A startup de Barcelona – que entrega tudo, desde refeições a produtos de mercearias e farmacêuticos –, além de ter consolidado a sua posição nos seus vários mercados na Europa, América Latina e África, está hoje entre os dois principais players de entrega em 24 dos 26 países em que opera, afirmando-se como líder global no setor das entregas on-demand.

De referir que a Glovo tem vindo a alavancar o seu crescimento global no desenvolvimento de uma equipa de talentos em engenharia e na aposta de desenvolvimento de sistemas de tecnologia de vanguarda. A empresa entrou recentemente no mercado polaco através da aquisição do Pizza Portal, um negócio avaliado em 35 milhões de euros, e do investimento num segundo centro tecnológico em Varsóvia.

O objetivo da empresa é expandir a sua equipa global de tecnologia através da contratação de mais 300 engenheiros até meados de 2020, 40 engenheiros dedicados e 50 especialistas em produtos e tecnologia para o seu novo escritório em Varsóvia.

Ao canalizar o novo investimento para a expansão da equipa de tecnologia, a startup pretende continuar a aprimorar o desenvolvimento tecnológico através de uma maior simplificação da experiência dos utilizadores e da redução do tempo de espera para estafetas e clientes, mas também da aposta na abertura de dark stores e cook rooms.

Para estimular o crescimento da categoria de compras, a Glovo vai continuar a apostar no desenvolvimento de parcerias estratégicas, similares às que estabeleceu com a Sonae em Portugal ou o Carrefour em Espanha, França, Itália e Argentina, e a investir no desenvolvimento dos seus próprios dark supermakets.

Atualmente, a empresa opera sete dark stores na Europa e na América Latina – com localizações em Barcelona, Madrid, Buenos Aires e Lima -, e planeia abrir 100 até 2021.

Para Oscar Pierre, co-fundador e CEO da Glovo, “ter alcançado o status de unicórnio é uma prova do talento da empresa e da nossa determinação em continuar a inovar e criar ofertas disruptivas nas entregas on-demand. Apesar do nosso crescimento ter sido rápido e de termos alcançado este novo status, ainda temos a mesma visão que sempre tivemos: disponibilizar, instantaneamente, tudo na cidade para nossos clientes”.