Transportes

Uber lança “Verificação de Identidade em Tempo Real” em Portugal

Uber Check Your Ride

A Uber acaba de lançar, em Portugal, “Check Your Ride”, ou seja, a Verificação de Identidade em Tempo Real.

Esta nova funcionalidade irá solicitar que os motoristas e parceiros de entrega tirem uma fotografia em modo “selfie” antes de ficarem online. Esta imagem será imediatamente cruzada com a fotografia de perfil do motorista ou parceiro de entrega e assim garantimos que é a pessoa certa que está ao volante ou a fazer a entrega.

Esta nova funcionalidade de segurança tem como objetivo evitar fraude de identidade e proteger as contas de motoristas e parceiros de entrega.

Assim, os motoristas e parceiros de entrega na plataforma serão solicitados periodicamente a parar num local seguro e tirar uma fotografia em modo “selfie” para garantir que correspondem à fotografia do perfil do titular da conta. Se as imagens não corresponderem ou a verificação não for realizada, a conta será bloqueada e serão realizadas novas investigações.

Embora as verificações sejam realizadas com intervalos irregulares, se existir algum relato de um utilizador sobre uma suspeita de incompatibilidade entre as fotografias, será acionada automaticamente uma nova verificação.

Os motoristas e parceiros de entrega terão a opção de escolher uma verificação automática usando a tecnologia biométrica ou uma verificação online realizada por um agente de suporte da Uber.

“A Verificação de Identidade em Tempo Real é mais uma funcionalidade de segurança que juntamos à nossa aplicação. É uma ferramenta essencial para reduzir fraude de identidade, partilha de contas e, acima de tudo, para manter a plataforma segura para todos os nossos utilizadores, garantindo que motoristas e parceiros de entrega são quem nos disseram que eram”, refere Mariana Ascenção, diretora de Comunicação da Uber em Portugal.

“Esta funcionalidade recorre à tecnologia para manter a segurança ao autenticar automaticamente quem está a usar a plataforma, mas também com o suporte da verificação humana, o que possibilita aos motoristas ou parceiros de entrega a escolha de como serão verificados.”, conclui a responsável pela comunicação da plataforma de transporte.