Logística

Um empilhador eletrizante

Still_1

Foi, digamos, de uma forma eletrizante que a Still apresentou recentemente o sue mais recente modelo de empilhador: RX 60. Nas palavras dos responsáveis da companhia alemão, não se trata somente de um novo produto, “trata-se de um modelo que vem preencher uma lacuna existente no mercado”.

A apresentação do novo RX 60 aconteceu à melhor maneira de um espetáculo multimédia. A LOGÍSTICA&TRANSPORTES esteve em Hamburgo (Alemanha) para aquilo que os responsáveis da Still apelidam de um produto que estabelece “novos padrões na classe de peso de 2,5 a 3,5 toneladas e na e-mobilidade na área dos empilhadores industriais”.

Na ótica de Henry Puhl, presidente da Still, “já não se trata somente em oferecer um empilhador. Há mais aspetos a ter em conta”. Indo ao encontro do que é a máxima da Still – “Simply Efficient” – a companhia alemã assenta esta sua premissa em cinco pilares a que o novo RX 60 pretende dar resposta: “Simply Easy”, “Simply Powerful”, Simply Safe”, Simply Flexible” e “Simply Connected”. De resto, na opinião da Still são estes os fundamentos de “customer benefits” a que qualquer produto da companhia terá de responder.

Aceleração recorde
Com uma aceleração recorde, uma velocidade de até 21 km/h e velocidades de elevação novamente melhoradas, o novo conceito de acionamento do RX 60-25/35 com dois motores oferecidos em duas classes de potência, juntamente com a refrigeração ativa e distâncias de transferência de potência reduzidas, garantem tempos de resposta curtos e binário máximo.

A tudo isto, soma-se mais dinamismo, maior desempenho de condução e manuseamento, disponibilidade, versatilidade, conforto e ergonomia.

A e-mobilidade é um dos pontos-chave deste novo RX 60, com destaque para a tecnologia de iões de lítio Still. O novo projeto de tração do eixo dianteiro possui duas unidades trifásicas livres de manutenção usando a tecnologia de 80 Volts. Cada um destes dois motores fornece 8,5 kW de potência na versão standard e a opção de eixo motor de alto desempenho está disponível com 2×10,5 kW. Isso significa que a Still aumentou a potência do motor de direção em 40% para este novo RX 60. Isto foi possível graças aos novos inversores e a um design inovador com uma transferência de potência extremamente curta entre os inversores, os dois motores de transmissão e o motor da bomba. A elevada estabilidade térmica, mesmo com o máximo desempenho no manuseamento de mercadorias, é garantida graças à nova refrigeração activa, utilizando ventiladores robustos e de baixa manutenção, permitindo um funcionamento constante mesmo em modo “sprint”.

Devido ao motor de elevação mais potente de 25 kW no modelo “High Performance”, também foi possível aumentar consideravelmente as velocidades de elevação em mais de 20% com carga. Ambos os motores têm controlo de tração e, na fechadura de direção total, são accionados em direções opostas.

Ergonomia a todo o tamanho
Qualquer que seja o perfil da missão, o novo RX oferece conforto e ergonomia na cabine, concebida com um espaço generoso para as pernas e cabeça. A grande porta da cabine, a pega e um degrau de entrada grande e baixo com uma borda de aço e um tapete de borracha, ambos antiderrapante, permitem que o empilhador seja conduzido de forma confortável e segura.

A partir do banco do condutor, o operador tem uma boa visão para cima através do tejadilho de proteção extremamente robusto com um painel de vidro adicional de série e uma visão completamente desobstruída através do tejadilho panorâmico de vidro opcional.

Uma parte dianteira baixa e um posicionamento optimizado dos comandos e visores permitem melhorar significativamente a visibilidade para a frente. Uma variedade de espaços de arrumação e um rádio Bluetooth DAB+, leitor de MP3 e CD com uma tomada de entrada USB e jack, juntamente com uma tomada de 12V com uma entrada USB para carregar telemóveis, ou mesmo um suporte especial para smartphone, irão satisfazer todas as exigências actuais do condutor. A cabina também pode ser equipada com equipamento de aquecimento e arrefecimento, ar condicionado opcional.

Além do que está disponível de série, a Still oferece diversas variantes operacionais, desde uma variedade de pedais e interruptores na coluna de direção até quatro diferentes opções de controlo para a condução e hidráulica: alavanca múltipla, mini-alavanca, joystick 4Plus e uma unidade de operação totalmente nova para o manuseamento preciso e seguro da carga e uma mudança rápida de direção de condução.

Todas as informações são fornecidas num linguagem neutra e facilmente compreensível através da unidade de controlo Still Easy, um display colorido totalmente gráfico. As funções individuais do empilhador também podem ser ativadas através de grandes botões de favoritos, mesmo com luvas de trabalho. Para redes inteligentes, o RX 60 pode ser conectado através de um interface opcional ao Still FleetManager para controlo de acesso e avaliação do empilhador ou dos dados de operação, ou ao portal online da frota Still neXXt para um controlo inteligente e eficiente da frota.

A substituição da bateria do RX 60 será cada vez mais evitada, devido a uma maior eficiência energética, à maior capacidade da bateria de até 775 Ah com baterias de chumbo-ácido ou à utilização da tecnologia de iões de lítio que podem levar este novo RX 60 a trabalhar dois turnos. Para os operadores que ainda necessitam de uma troca de bateria, esta continua a acontecer através da porta lateral, tendo esta sido mais otimizada. Assim, a porta da bateria, feita de chapa de metal de 4 mm de espessura, pode agora ser aberta horizontalmente até 180 graus, com a troca propriamente dita a poder ser feita em poucos minutos com um empilhador a bateria ou por uma única pessoa.

Apresentado que foi este RX 60-25/35, a Still já anunciou novidades para 2020 para o segmento de pesos atuais, informando, desde já, que os modelos vão dar resposta aos cinco pilares dos produtos Still.

Este artigo foi, originalmente, publicado na edição 142 da revista LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE.