Indústria

Europac fecha primeiro semestre com lucros de 32,4 M€

Europac vende fábrica de Tânger por mais de 40 milhões de euros

O Grupo Europac registou uma faturação de 563,9 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um crescimento de 5,3% face ao período homólogo. De acordo com a empresa, nos primeiros seis meses do ano, os seus lucros aumentaram 54,6% para um total de 32,4 milhões de euros.

“Estes resultados, que incluem um efeito positivo não recorrente de 10,0 milhões de euros devido à venda da fábrica de embalagens de Marrocos, realizaram-se num contexto de mercado caraterizado pelo incremento dos preços de venda de papel em resposta ao aumento da procura final, que foram condicionados pela volatilidade do preço da matéria-prima. A subida dos preços de venda de papel implicou um aumento do custo da matéria-prima para a Divisão Packaging”, explica a empresa.

José Miguel Isidro, presidente-executivo da Europac, salienta que “o fortalecimento da procura final vai permitir implementar os últimos anúncios de subidas de preços de venda de papel e repercutir no mercado a subida da matéria-prima de packaging. Com estes fatores, estamos a prever um bom fecho de ano e continuamos otimistas num exercício em que já anunciámos irá evoluir de menos para mais e em que não estão previstas mais paragens de manutenção”.

Na Divisão Papel registou-se um crescimento da faturação de 7,3% e um aumento do EBITDA de 10,8% para os 59,5 milhões de euros com uma margem de EBITDA de 16,5%. A Divisão Packaging registou um EBITDA de 3,3 milhões de euros, 62% inferior ao do primeiro semestre do ano anterior como consequência da subida do preço da matéria-prima.