Indústria

Europac investiu 6,5 M€ em sustentabilidade em 2016

Europac vende fábrica de Tânger por mais de 40 milhões de euros

No dia em que se celebra o Dia Internacional do Ambiente (5 de junho), a Europac revela que nos últimos quatro anos investiu cerca de 20 milhões de euros para reduzir o impacto ambiental da sua actividade. Em 2016, o investimento da empresa em sustentabilidade chegou aos 6,5 milhões de euros.

“Como empresa do sector da embalagem, a sustentabilidade é inerente à atividade do Grupo Europac e o respeito pelo meio-ambiente um dos seus valores. No seu modelo de economia circular integrada, a empresa utiliza matérias-primas recicladas e renováveis para fabricar um produto final biodegradável e reciclável como as caixas de cartão”, sublinha a empresa em comunicado.

De acordo com a Europac, “o desenvolvimento de Programas de Melhoria Ambiental e a procura da excelência na gestão ambiental permitiram reduzir as emissões gasosas em 78% durante a última década, enquanto o consumo de eletricidade baixou 48% no mesmo período, sendo que 2016 foi um ano recorde, tendo a Europac atingido o valor mais baixo de sempre no consumo de eletricidade nas suas instalações”.

Em Portugal, a fábrica de Viana do Castelo da companhia consome madeira, fundamentalmente pinho, uma espécie de crescimento rápido proveniente de explorações florestais sustentáveis. Como refere a Europac, “dos mais de 8000 hectares de floresta que a Europac explora diretamente, 91% estão certificados segundo standards de gestão florestal sustentável e cumprem os critérios PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) e FSC (Forest Stewardship Council), que asseguram a gestão responsável e sustentável deste recurso natural.”