Transportes

Fusão entre TNT Express e FedEx aprovada

FedEx - carrinhas - destaque Logistica e Transportes Hoje

A FedEx e a TNT Express obtiveram esta semana a aprovação da Comissão Europeia para a compra da transportadora TNT Express NV pela FedEx Corp. Depois de um longo processo de investigação, a Comissão Europeia concluiu que a fusão não irá criar quaisquer problemas em relação a questões de concorrência.

“Estamos extremamente satisfeitos ao receber esta aprovação incondicional por parte da CE”, afirma David Binks, Regional President Europe, FedEx Express. “Acreditamos que a combinação entre a TNT Express e a FedEx irá ser uma enorme mais-valia para os colaboradores, clientes e stakeholders de ambas as empresas.”

As empresas têm vindo a trabalhar com as autoridades reguladoras para obter a aprovação do negócio nas mais variadas áreas de jurisdição, nomeadamente no Brasil e na China. Numa nota enviada às redações, a FedEx e a TNT Express sublinham que preveem que o processo esteja terminado ainda no primeiro semestre deste ano.

A operação de fusão iniciou-se em julho de 2015 com uma oferta da FedEx sobre a TNT, no valor de 4,4 mil milhões de euros.

Recentemente, as empresas explicaram que o processo de aquisição da TNT pela FedEx tem como objetivo a expansão do negócio da norte-americana no mercado europeu. A concretizar-se, a operação permitirá que a FedEx tenha acesso à rede de distribuição da TNT na Europa. Para a TNT, o benefício será o acesso à rede global da empresa sedeada nos EUA.

De acordo com a imprensa internacional, esta compra significará também que a FedEx passará a estar na segunda posição no mercado europeu, logo a seguir à DHL, que possui 19% de quota de mercado na Europa.