Tecnologia

Google está a desenvolver tecnologia para camiões autónomos

veículos autónomos - Google - Logística e Transportes Hoje

A Waymo, empresa da gigante tecnológica Google, está a desenvolver uma tecnologia para veículos autónomos para integrar em camiões. De acordo com o Buzzfeed News, o objetivo da empresa é integrar sensores, câmaras e software em camiões de forma a melhorar os sistemas de condução autónoma já existentes.

Um porta-voz da companhia explicou à publicação que “a tecnologia de condução autónoma pode transportar pessoas e outras coisas de forma muito mais segura do que aquilo que fazemos hoje e reduzir milhares de mortes relacionadas com camiões todos os anos. Vamos pegar nos nossos oito anos de experiência na construção de hardware e software para condução autónoma para perceber que forma é que a nossa tecnologia pode ser integrada num camião”.

A aposta da Google nos veículos autónomos começou em 2009. Alguns anos depois nascia a Waymo, uma empresa totalmente dedicada ao desenvolvimento deste tipo de soluções. Agora, a empresa aventura-se num novo mercado: o dos veículos pesados autónomos, aquele que tem sido considerado nos últimos um dos com maior potencial para este tipo de tecnologias, nomeadamente para a redução dos custos operacionais das empresas de transportes e logística.