Transportes

Uma Navarra mais robusta, inteligente e eficiente

Uma Navarra mais robusta, inteligente e eficiente

A Nissan colocou, recentemente, no mercado, um dos ex-libris das pick-ups. A nova geração da Navarra é, segundo a marca, mais robusta, poupada no combustível e mais high-tec.

A Nissan Navarra sempre foi considerada uma das pick-ups mais versáteis do mercado. A nova geração reforça, agora, o design exterior robusto, apresentando, igualmente, características melhoradas ao nível da eficiência do motor, capacidade de reboque, poupança de combustível e serviços NissanConnect. Além disso, há a estreia mundial da versão King Cab com suspensão multilink nas quatro rodas.

Das principais funcionalidades da nova Navarra, destaque para motores menos poluente, mais avançados e mais eficientes, com a nova pick-up da Nissan a estar preparada para as novas normas de emissões Euro6DTemp, válidas até dezembro de 2021. Além disso, o fabricante coloca uma potência melhorada no grupo motopropulsor da gama de entrada, graças à edição da configuração do motor bi-turbo. Para tornar a Navarra mais numa ferramenta de trabalho mais versátil, a Nissan dotou o motor twin-turbo de 2,3 litros com duas opções de saída, oferecendo 163cv e 190 cv. O motor de nível de entrada também traz um aumento de torque de 22Nm para 425Nm, graças à troca de carregadores de um para dois turbocompressores.

Em termos de transmissão, estão disponíveis duas versões: uma de seis velocidades manual e outra de sete velocidades automática, embora esta última só seja possível encontrar na Navarra Double Cap, ou seja, cabine dupla.

A travagem e distância de paragem foram melhoradas graças à adoção de travões de disco nas quatro rodas, bem como a suspensão traseira que também sofreu melhoria, proporcionando um comportamento mais eficiente em circulação sem carga;

Com dimensões de 5.255 mm (comprimento), 1.850 mm (largura) e 1.826 mm (altura), a Double Cap só se distingue da King Cap por ser um pouco mais comprida (cerca de 75 mm), com altura e largura a permanecerem na mesma linha.

No que toca à ocupação, a King Cap é uma pick-up 2+2, enquanto a Double Cap é uma clássica 5 lugares.

Relativamente às prestações desta Navarra, a King Cap acelera dos 0 aos 100 km/h em 12,5 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 172 km/h. Já a “irmã” de cabine dupla, leva 11,2 segundos a chegar aos 100 km/h, sendo capaz de chegar aos 184 km/h.

Outras particularidades da Nissan Navarra passam pela introdução do novo sistema de infotenimento NissanConnect com um ecrã intuitivo de 8″ melhorado e serviços conectados para o controlo à distância do veículo;

As novas características complementam o conjunto já existente de tecnologias avançadas e de Mobilidade Inteligente da Nissan na Navara. De série, a versão mais vendida, a Tekna, conta com arranque assistido em subidas, controlo em descidas, cistema inteligente anti colisão e câmara inteligente de visão 360º. Tal como em todos os veículos comerciais ligeiros da Nissan, a Navara inclui uma garantia de cinco anos ou 160.000 km e está já disponível no mercado nacional.