Opinião

9 Competências que a sua equipa de logística precisa de ter

Filipe_Forte_Michael_Page

Atualmente, muitas empresas vêm na Logística um dos pilares mais importantes nas suas operações diárias. A logística deverá integrar todas as funções da cadeia de abastecimento, e fechar a distância entre locais, o que será por sua vez um catalisador para a criação de postos de trabalho. Globalmente, a indústria tem tido um crescimento acentuado nos últimos tempos, mas para garantir que estas áreas em expansão se mantêm eficientes, os departamentos de logística precisam de contratar indivíduos com as competências certas. Aqui estão as competências com maior procura nos dias de hoje.

Resolução de conflitos
Uma alta aptidão para a resolução de conflitos está relacionada com saber lidar com todas as formas de disputa. Os especialistas em resolução de conflitos gerem as várias equipas envolvidas nos projetos, dando atenção especial ao detalhe e para garantir que todos os canais de comunicação permanecem limpos e que os prazos sejam cumpridos. Minimizar o efeito de uma disputa beneficia a produtividade e os custos. Assim sendo, um trabalhador com a capacidade de trabalhar perto dos clientes, negócios, e equipas é um trunfo valioso e poderá poupar tempo, dinheiro, além de proteger a produtividade do projeto.

Volumes de trabalho e execução
É sempre um desafio conseguirmos ser bem-sucedidos nos períodos de grande atividade, sendo que com o desenvolvimento contínuo do e-commerce e eventos promocionais do retalho, este desafio é cada vez maior. No entanto, estes são momentos cruciais do ano para muitos negócios, especialmente aqueles com picos sazonais – e navegá-los de uma forma bem-sucedida é o segredo do desafio. Ser competente em e-commerce, particularmente na gestão do seu crescimento contínuo é fundamental, assim como o planeamento do futuro, a análise de desempenho e a capacidade de previsão. O acesso à informação é um fator importante para conseguir um pico bem-sucedido, por isso conseguir as pessoas certas que compreendem e sabem como gerir os dados ao seu redor é fundamental.

Desenvolvimento de processos
Nenhuma empresa quer processos de trabalho ao ritmo de um caracol, pois afeta a produtividade. Staff com a aptidão para o desenvolvimento de processos são, essencialmente, pessoas que têm a capacidade valiosa de identificar formas de simplificar processos de trabalho. Isto pode ajudar na minimização de custos, utilização da capacidade de produção e melhorar a qualidade. Este tipo de profissionais são fundamentais para a empresa e têm um papel importante em qualquer operação logística, ao fornecer uma gestão eficaz. Identificar potenciais eficiências é ainda mais importante numa altura em que o mundo se depara com um clima económico desafiante e imprevisível.

Logística inversa
Ter alguém na equipa para gerir o processo de logística inversa para o negócio é um passo inteligente. Pode surgir alguma discussão relativamente ao verdadeiro significado de logística inversa, mas essencialmente refere-se a toda a atividade após o ponto de venda. Assim sendo, ter as pessoas certas com experiência em áreas como gestão de retornos, atualizações de produto, fim de vida dos produtos e gestão de devoluções, é indispensável. Isto irá permitir que se consiga gerir melhor o processo de logística/pós-venda da cadeia de fornecimento.

Otimização de transportes
Ser capaz de oferecer uma solução compreensiva de otimização nos transportes é uma competência que se mantém no centro de qualquer negócio de logística. Por isso, faria todo o sentido fortalecer o seu negócio com um especialista na área. As empresas de logística requerem pessoas inteligentes que consigam adotar uma abordagem matemática às rotas logísticas para garantir que as viagens são as mais eficazes em termos de custos, por exemplo, combustível, tempo e mão-de-obra.

Desenvolvimento de talento
Planear a sucessão e o desenvolvimento da sua equipa é a base de qualquer operação de compras ou logística. Conseguir alguém que saiba como identificar talento, interna e externamente, irá ajudar o negócio operacional em muitas áreas. A pessoa certa saberá como atrair o talento certo, sejam recém-licenciados ou colaboradores experientes, ao estruturar os seus planos de desenvolvimento, implementando iniciativas para os manter envolvidos, enquanto desenvolvem as suas carreiras.

Utilização de layouts de armazém
É esperado que a sua equipa de gestão de armazém seja eficiente na utilização de diversas opções de layout para otimizar o workflow, permitir o desenvolvimento dos processos de armazém e os procedimentos operacionais. São eles os responsáveis por analisar as melhorias existentes no armazém, integrar sistemas e desenhar processos, de acordo com a cadeia de abastecimento e com os requisitos da estratégia logística. Adicionalmente, os profissionais desta área dão assistência nas negociações com os fornecedores. Um armazém que é desenhado para utilizar as formas mais eficientes de trabalho está automaticamente mais bem preparado para aumentar as suas metas de produção a longo prazo.

Soluções de gestão de armazém – WMS
Os sistemas de gestão de armazém (WMS) são pacotes de software que dão apoio às operações logísticas do dia-a-dia. De forma a gerir melhor os seus processos, garanta que alguém na sua equipa tenha os importantes conhecimentos de WMS. Tal inclui tipicamente a gestão centralizada dos níveis de stock e os locais de stock. Com o retalho cada vez mais a deslocar-se de lojas físicas para um modelo digital, a necessidade de sistemas WMS mais eficientes está a crescer a um ritmo acelerado. Aqueles que forem capazes de identificar e implementar as ferramentas mais eficazes no seu negócio estarão sempre um passo à frente.

Trabalho em equipa
O trabalho em equipa é uma competência essencial no mundo logístico. A colaboração e a comunicação na sua equipa e entre os vários departamentos do negócio garantem que os projetos são realizados da forma mais eficaz e eficiente. Uma qualidade que tem sido altamente valorizada, o trabalho em equipa na logística é uma competência essencial a todos os profissionais. Numa altura em que a velocidade e a qualidade são essenciais, a capacidade de trabalhar em equipa é fundamental para o sucesso de qualquer área de negócio.

Este artigo de opinião foi, originalmente, publicado na edição 142 da LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE.