Mobilidade

As “novas gerações irão mais rapidamente aderir às novas formas e soluções de Mobilidade”

Adriano Sousa, Vereador Ordenamento do Território e Urbanismo, Acessibilidades, Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Vila Real vai estar no próximo dia 4 de julho no MOB Lab Congress. À LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE explica como vê a Mobilidade no município no futuro.

Que iniciativas estão a desenvolver no município de Vila Real no âmbito da Mobilidade?

Neste momento estamos a desenvolver, em simultâneo, dois estudos: um sobre a Definição de uma Política e de Princípios de Organização e de Gestão do Sistema de Estacionamentos Públicos em Vila Real; outro sobre o Novo Modelo de Circulação na cidade de Vila Real, que engloba o fornecimento de um modelo de microssimulação devidamente calibrado. E vamos iniciar em breve a elaboração do projeto da futura rede de Transportes Públicos Regulares e Flexíveis do concelho.

Que resultados esperam conseguir obter com os dois estudos que estão a realizar no momento? Em que é que se irão traduzir?

Estamos convictos que a adoção de uma política de estacionamento coerente, enquanto componente fundamental de qualquer política de mobilidade urbana, associada e uma correta gestão do tráfego, permitirão, a médio prazo, reduzir as externalidades negativas resultantes do tráfego rodoviário na cidade e, como consequência, torná-la mais amiga dos cidadãos.

A elaboração dos dois estudos terá tradução prática em propostas e recomendações técnicas nas áreas da gestão do estacionamento público e da circulação rodoviária em meio urbano destinadas a servir de base aos projetos municipais em curso no domínio das acessibilidades e da requalificação do espaço público e aos futuros projetos imobiliários que venham a ocorrer em Vila Real.

As “novas gerações irão mais rapidamente aderir às novas formas e soluções de Mobilidade”

Adriano Sousa, Vereador Ordenamento do Território e Urbanismo, Acessibilidades, Mobilidade e Transportes da Câmara Municipal de Vila Real

Que estratégias têm planeadas no âmbito da Mobilidade?

Pretendemos articular, cruzar e interligar as políticas de Mobilidade e Transportes com as políticas de Planeamento e Uso do Solo, pois constatarmos que muitos dos problemas que hoje existem nas cidades são resultado de, nas últimas décadas, estes temas terem sido tratados de forma estanque, sem qualquer articulação e integração. Por isso, para além dos estudos já anteriormente referidos, temos também em elaboração o Plano de Urbanização da cidade de Vila Real e iniciaremos em breve a revisão do Plano Diretor Municipal.

O que procuram os utentes/munícipes hoje em dia como soluções de mobilidade?

A atual geração dos 40 aos 60 anos ainda não foi educada para a sustentabilidade, por isso a mudança para os novos paradigmas de mobilidade nesta faixa etária será mais difícil. Mas estou convicto que as novas gerações irão mais rapidamente aderir às novas formas e soluções de Mobilidade: uma Mobilidade partilhada, uma Mobilidade que seja amiga do ambiente e uma Mobilidade que esteja ao alcance de um smartphone.

Como vê a Mobilidade no município de Vila Real no futuro?

Gostaríamos de estar num patamar caracterizado por elevados padrões económicos, sociais e ambientais, capazes de atrair mais investimento e emprego e, por via disso, podermos aspirar a ter um concelho mais jovem, moderno, atrativo e dinâmico.

Espero sinceramente que seja uma mobilidade bem diferente da atual: mais descarbonizada, mais socialmente justa, mais partilhada, mais limpa e mais ajustada ao pulsar das futuras gerações.