Sustentabilidade

CHEP e Coca Cola Portugal querem juntar fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade

CHEP e Coca Cola Portugal querem juntar fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade

A CHEP e a Coca Cola European Partners (CCEP) acabam de anunciar a colaboração das duas empresas na criação de uma cadeia de abastecimento mais sustentável e eficiente. Juntas, as empresas pretendem implementar um programa que junta retalhistas e fabricantes na construção de cadeias de abastecimento sustentável – o Zero Waste World.

O programa apresentado pelas empresas durante o 22º Congresso da APLOG vai focar-se em três áreas: eliminação do desperdício físico, reavaliando a existência de embalagens de uso único e as causas do produto estragado; erradicação de quilómetros de transporte sem carga, através de iniciativas de colaboração, desde a otimização de cargas a soluções de transporte colaborativo; e supressão de ineficiências, desde a análise avançada e visibilidade da cadeia de abastecimento, à automatização, otimização e controlo dos processos.

Paul Nathan, Senior Director do programa Zero Waste World, explica que “a visibilidade e o alcance da rede da CHEP coloca-nos numa posição única na cadeia de abastecimento para colaborar com empresas e ajudá-las a poupar tempo, dinheiro e recursos, enquanto criamos maior valor para a sociedade. ”

“Estabelecemos parcerias com líderes globais do setor dos bens de grande consumo, utilizando a nossa experiência em circularidade e expandindo o nosso modelo de partilha e reutilização para reduzir o impacto nas respetivas cadeias de abastecimento. Apesar de estarmos orgulhosos do nosso trabalho até agora, isto é apenas o início. Para ultrapassar os desafios que partilhamos, precisamos de uma colaboração e um esforço concertados, mas tenho a certeza de que juntos podemos fazer a diferença”, acrescenta.

A CHEP está a alargar a iniciativa a coligações com várias empresas e a eventos de inovação abertos, em que especialistas da cadeia de abastecimento se podem juntar pessoalmente, de forma regular e virtual, para partilhar ideias e exemplos das melhores formas de abordar os três principais desafios do programa Zero Waste World.