Logística

Chronopost já faz entregas com bicicletas elétricas em Lisboa

Chronopost já faz entregas com bicicletas elétricas em Lisboa

Lisboa foi a terceira cidade escolhida pela Chronopost para receber as Cargo Bike. Depois de Toulouse e Nuremberga, a capital portuguesa recebe agora o serviço da empresa que entrega encomendas no centro das cidades com recurso a bicicletas elétricas.

O projeto piloto arrancou em fevereiro deste ano na zona do Parque das Nações, com duas bicicletas elétricas, e durante os dez primeiros dias distribuiu 187 volumes em 142 visitas. A caixa de transporte da bicicleta tem capacidade para 0,25 m3.

David Pinhol, responsável de Urban Logistics da Chronopost, sublinha que “as bicicletas de transporte são hoje uma alternativa real aos veículos de entrega convencionais, especialmente em centros urbanos onde a mobilidade está cada vez mais condicionada. No caso concreto do projeto-piloto em Lisboa, devido às características geográficas da nossa cidade, os condutores tiveram um desafio adicional na locomoção, nomeadamente nas subidas e descidas de passeios. Contudo, o balanço dos testes é bastante positivo”.

O projeto, que se insere no âmbito do programa DrivingChange do DPDgroup, vai continuar em fase experimental, mas o objetivo da empresa passa por “alargar esta solução de mobilidade a outras cidades portuguesas.”

“Tendo em conta possíveis restrições iminentes de acesso aos grandes centros urbanos, o desenvolvimento de soluções logísticas sustentáveis tem vindo a tornar-se cada vez mais importante. Nas ruas movimentadas e muitas vezes estreitas no centro das cidades, essas bicicletas são mais práticas e eficientes do que as carrinhas tradicionais de entrega. Além disso, as bicicletas de transporte não produzem emissões nocivas ao ambiente e, consequentemente não geram partículas nocivas para o meio ambiente. Como tal, defendemos que a bicicleta é um dos transportes mais ecológicos e uma alternativa viável às formas mais convencionais de fazer entregas nas cidades”, acrescenta David Pinhol.