Logística

Combilift investe 50 M€ em nova unidade de produção

Combilift investe 50 M€ em nova unidade de produção

A Combilift, fabricante irlandês de empilhadores e equipamento de movimentação de carga, inaugurou no passado mês de abril a sua nova sede global em Monaghan, na Irlanda. Fruto de um investimento de cerca de 50 milhões de euros, a nova fábrica da companhia irá criar 200 novos postos de trabalho e permitirá duplicar a produção.

A celebrar 20 anos de presença no mercado, a Combilift apresentou recentemente aquela que será a sua nova sede global. Perante o olhar de jornalistas de todo o mundo, a companhia deu a conhecer a nova unidade de produção com 46 500 metros quadrados e que permitirá ao fabricante duplicar a produção nos próximos anos.

 Segundo o CEO da Combilift, Martin McVicar, “a companhia é um reconhecido líder mundial no setor do manuseamento de materiais e estabeleceu o padrão de referência para a produção em grande escala de produtos inovadores personalizados e a nova unidade fabril, cujo investimento total foi de 50 milhões de euros, permitirá continuar a produzir em massa e vender em todo o mundo estes equipamentos.”

Personalização em massa

Para além de uma área de produção, a nova unidade conta com um centro de Investigação & Desenvolvimento, zona para testes dos equipamentos, assim como instalações administrativas.

Para além disso, a infraestrutura é certificada pelos padrões internacionais de gestão de qualidade e segurança e foi construída de raíz num terreno com espaço para expansão, incorporando os mais recentes processos de fabrico com foco na sustentabilidade, nomeadamente iluminação LED com sensores, painéis solares, utilização de água da chuva e produção de biomassa com madeira reciclada.

Durante a apresentação, Martin McVicar justificou o crescimento da empresa com a personalização em massa. “A personalização em massa é a nova fronteira para o cliente e para o fabricante. Cada vez mais os clientes esperam que os produtos sejam adaptados para atender às suas necessidades. Fabricantes de empilhadores que oferecem produtos personalizados geralmente produzem baixo volume, mas a Combilift está a estabelecer a referência oferecendo a produção em massa de produtos sob medida, resultando numa vantagem estratégica para os nossos clientes. Os fabricantes tradicionais de empilhadores concentram-se na produção em massa de alto volume dos mesmos modelos. Nós evoluímos com os nossos clientes, produzindo novos modelos a cada ano”.

Fundada por Martin McVicar e por Robert in Moffett em 1998, a Combilift é hoje considerada “um caso de sucesso”. No ano da sua fundação, a companhia desenvolveu a primeira empilhadora multidirecional do mundo, com tração integral às quatro rodas. Atualmente, a empresa tem uma produção anual que ronda as 40 mil unidades que são exportadas para 85 países.

A Combilift, fabricante irlandês de empilhadores e equipamento de movimentação de carga, inaugurou no passado mês de abril a sua nova sede global em Monaghan, na Irlanda. Fruto de um investimento de cerca de 50 milhões de euros, a nova fábrica da companhia irá criar 200 novos postos de trabalho

“Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes e revendedores para identificar as soluções que melhor respondam às suas necessidades específicas individuais. Investimos 7% da faturação anual em Investigação e Desenvolvimento para melhorar a capacidade de personalização. Estamos a intensificar a colaboração com os nossos clientes nos setores de armazenamento e manuseamento de materiais. A intenção é maximizar o retorno sobre a receita”, acrescenta ainda o CEO da empresa.

 A Combilift emprega atualmente cerca de 550 pessoas, mas com o investimento agora anunciado na nova unidade de produção a empresa espera criar 200 postos de trabalho nos próximos três anos, entre técnicos qualificados, engenheiros de projeto, engenheiros mecânicos e eletrotécnicos e especialistas em logística e supply chain.

“O investimento em pessoas permitirá à Combilift cumprir os seus ambiciosos planos de crescimento”, conclui o CEO da companhia.

*a LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE viajou para a Irlanda a convite da Combilift