Indústria

Europac com lucro de 54,5 M€ no primeiro semestre

Europac com lucro de 54,5 M€ no primeiro semestre

Os lucros da Europac aumentaram 68,3%, para um total de 54,5 milhões de euros, no primeiro semestre do ano. De acordo com a empresa, que divulgou os seus resultados esta quarta-feira (25 de julho), a faturação agregada atingiu os 640,6 milhões de euros, uma subida de 13,6% face ao período homólogo.

Já o EBITDA consolidado e recorrente aumentou 41,9% e 67,9% em relação ao primeiro semestre de 2017, ao alcançar 102,3 e 105,6 milhões de euros, respetivamente.

“A subida do preço do papel e a redução do preço da matéria-prima situaram a margem do EBITDA consolidado nos 21,3%, mais quatro pontos percentuais do que há um ano”, revela a empresa em comunicado.

José Miguel Isidro, presidente da Europac, defende que “os bons resultados da primeira metade do exercício respondem ao aumento dos preços de venda do papel num contexto de baixa de preço das matérias-primas, condições de mercado favoráveis que começaram a sentir-se em 2017 e que foram melhorando gradualmente trimestre a trimestre e que atualmente se podem considerar estáveis”.

Sobre a divisão do papel, a empresa sublinha que nos primeiros seis meses do ano, “a procura manteve-se forte, tanto no papel reciclado como no kraftliner com stocks de produto finalizado em níveis semelhantes aos do primeiro semestre de 2017.”

Já no que diz respeito à matéria-prima do papel, “a restrição às exportações para a China supõe um aumento da disponibilidade de papel recuperado na Europa, com um stock médio no primeiro semestre 15% superior ao dos primeiros seis meses de 2017 e um preço médio inferior ao de há um ano em 39 euros por tonelada”, revela.

Na divisão de packaging, “o volume de produção aumentou 2,6% e as encomendas aumentaram 8% para os 219 milhões de euros”.