embalagem

Grupo Europac amortiza 2% do seu capital social

Lucro da Europac cresce 82% nos primeiros nove meses do ano

O Conselho de Administração do Grupo Europac (Papeles y Cartones de Europa, S.A.) aprovou a amortização de 1.947.368 de ações próprias detidas pela empresa por um valor de 3.894.736 euros, o que representa um valor nominal de dois euros por ação. Desta forma, a companhia executa a redução de 2% do capital social aprovada no passado 28 de junho pela AssembleiaGeral de Acionistas, que fixou um prazo de execução de 12 meses.

Na política de remuneração ao acionista, a esta amortização de ações em carteira há que juntar a distribuição de um dividendo total de 0,318 euros por ação referente ao resultado de 2016, e já executada nos meses de fevereiro e julho. No total, em termos de dividendos, a empresa distribuiu entre os seus acionistas 28,9 milhões de euros, um aumento de 78,4% face há um ano, atingindo excecionalmente um pay-out de 60% face aos 50% dos últimos três exercícios.

A Assembleia-Geral de Acionistas aprovou também um aumento do capital liberado com recurso a reservas de livre disposição, mediante a emissão de até 3.894.735 ações com a atribuição gratuita de uma ação nova por cada 25 antigas.

José Miguel Isidro, presidente do Grupo Europac, destaca que “tendo em conta a boa situação financeira da Europac, a Assembleia-Geral de Acionistas aprovou a amortização de ações da carteira do grupo como medida de retribuição complementar ao dividendo e ao aumento de capital. Desta forma, através da política de remuneração ao acionista da Europac queremos manter o nosso compromisso de criação de valor para os proprietários da empresa”.