Conferência Logística & Transportes Hoje 2017

Logística com provas dadas na saúde

Conferência da LH 2017 - Logística da saúde

A logística é uma área cada vez mais reconhecida no setor da saúde e isto é verdade quer na indústria farmacêutica, quer nos hospitais. Na indústria, a otimização de custos tornou-se uma prioridade, face à necessidade de dar resposta à crescente regulamentação, redução de margens na sequência da proliferação dos genéricos e elevados custos de investimento em I&D.

Sandra Reis, Global Supply Chain Lead da Pfizer, com 16 anos de experiência na área farmacêutica, tem sentido a crescente valorização da logística. Para otimizar o processo logístico, a Pfizer tem vindo a investir em sistemas ERP e hoje tem uma visão integrada de toda a cadeia e consegue controlar o processo, desde que o medicamento é produzido até que é entregue. Os grandes projetos atualmente são a digitalização e a serialização, que até 2019 vai permitir a rastreabilidade de todos os medicamentos.

“As questões relacionadas com o custo têm sido uma oportunidade para a área logística”, garantiu  Luís Albuquerque, Deputy Director Supply Chain Management do Centro Hospitalar Lisboa Norte. A área da logística tem ganho credibilidade junto da gestão de topo, à medida que se tornam claros os ganhos que é possível obter. Hoje, muito foi alcançado com a centralização da armazenagem e a informatização dos processos, que permite aceder à informação em tempo real. As maiores dificuldades continuam a ser a uniformização de procedimentos entre os vários hospitais e a logística inversa, onde “tudo tem de mudar”.