Logística

União Europeia cria novo sistema eletrónico para procedimentos aduaneiros

União Europeia cria novo sistema eletrónico para procedimentos aduaneiros

A Comissão Europeia lançou no início do mês um novo sistema para procedimentos aduaneiros – o Customs Decision System (CDS). De acordo com a União Europeia, este novo sistema de decisão aduaneira totalmente eletrónico vem facilitar o processo de obtenção de permissão de importação de mercadorias

Disponível em todo o espaço comunitário, esta plataforma vem “acelerar entregar e reduzir preços no consumo”, criando uma forma de proceder mais eficiente e facilitando o fluxo de mercadorias dentro e fora da UE.

A Comissão Europeia explica que este sistema “permitirá aos comerciantes lidarem com até 22 diferentes tipos de formulários alfandegários online através do EU Trader Portal”.

O novo sistema é uma resposta da União Europeia ao novo Código Aduaneiro da UE (CAU), um diploma que pretende implementar o conceito de e-customs (alfândega eletrónica) por via da informatização e da desmaterialização dos procedimentos aduaneiros dos Estados-Membros da União Europeia. No próximo dia 18 de outubro, a IFE – International Faculty for Executives irá promover no Porto uma sessão de esclarecimento sobre o tema. Saiba tudo aqui.