Logística

Universal Robots e MiR abrem primeiro hub de robótica colaborativa do mundo

Universal Robots e MiR abrem primeiro hub de robótica colaborativa do mundo

A Universal Robots e a MiR (Mobile Industrial Robots), estabeleceram uma parceria para criar o primeiro hub mundial dedicado à robótica colaborativa na capital catalã.

O novo centro ocupa uma área de 1500 m2 e acolhe os escritórios de cada uma das empresas, onde trabalham cerca de 30 pessoas, bem como um showroom conjunto para exposição das mais recentes tecnologias e aplicações para robôs colaborativos (cobots). As instalações foram concebidas como espaço de inspiração para inovar em robôs colaborativos e robôs móveis, dispondo também de um centro de formação, com vista a gerar sinergias entre developers, distribuidores e fabricantes.

No hub de robótica colaborativa, a Universal Robots disponibilizará a sua experiência enquanto fabricante de cobots, com mais de 39 mil unidades vendidas. Os cobots libertam os trabalhadores de todos os tipos de tarefas repetitivas e perigosas para tarefas que exigem competências humanas, enquanto oferecem elevada precisão e competitividade aos processos industriais.

Por sua vez, a MiR vai fornecer a sua experiência com os robôs móveis colaborativos para soluções de transporte interno em fábricas, centros de logística e no sector da saúde.

“Optámos por Barcelona porque nos dá acesso a recursos qualificados, capacidade para atrair talento de todo o mundo, uma atividade empresarial vibrante e boas infraestruturas”, explicou Jürgen von Hollen, presidente da Universal Robots.

Thomas Visti, CEO da MiR, destacou que “este centro de robótica colaborativa vai aproximar-nos ainda mais do mercado do sul da Europa e permitir-nos partilhar as últimas tecnologias. Esta é uma excelente oportunidade para nós, já que se trata de um mercado com grande potencial, onde vemos cada vez mais empresas de todas as áreas da indústria interessadas em otimizar processos com robôs colaborativos para se manterem competitivas”.