Portos

Porto de Sines fecha primeiro semestre “em alta”

Porto de Sines cresce 7% no primeiro semestre

O Porto de Sines encerrou os primeiros seis meses do ano com um total de 25,8 milhões de toneladas movimentadas, um crescimento de 7% face ao período homólogo.

Numa nota enviada às redações, a administração desta infraestrutura portuária refere que os contentores continuam a destacar-se, tendo registado no primeiro semestre deste ano uma movimentação total de 926 212 TEU, mais 34% do que em igual período de 2016, o que corresponde a 11,8 milhões de toneladas, 25% acima do volume em 2016.

Os Granéis Sólidos, por sua vez, registaram um crescimento da ordem dos 7%, com destaque para o carvão que se aproximou dos 2,8 milhões de toneladas, cerca de 13% acima do período homólogo.

Para além disso, a Administração do Porto de Sines refere que “embora tenha havido um decréscimo nos Granéis Líquidos, deve salientar-se o comportamento do GNL – Gás Natural Liquefeito, a ultrapassar o milhão de toneladas. Ainda neste segmento, que apresentou um decréscimo da ordem dos 6%, deve referir-se que os volumes movimentados se enquadram na média de anos anteriores, com exceção para o ano de 2016 quando Sines beneficiou da interrupção na operação da mono boia de Leixões.”