Portos

Portos de Setúbal e Sesimbra melhoram sistema de monitorização meteorológica

Portos de Setúbal e Sesimbra melhoram sistema de monitorização meteorológica

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) melhorou o sistema de monitorização operacional meteorológica e oceanográfica dos dois portos com a implementação da plataforma Aquasafe.

De acordo com a APSS, “o sistema, que recebeu melhorias significativas, gera agora mais informação e melhor resolução para apoio à decisão em tempo real, com dados provenientes de estações de monitorização próprias e modelos numéricos para o Estuário do Sado, produzindo previsões de 5 a 7 dias. Esta evolução enquadra-se na política de melhoria contínua mantida, desde há largos anos pela APSS, no âmbito do seu plano de monitorização.”

Atualmente, o sistema apresenta uma cobertura integral do estuário do Sado com modelação de ondas e corrente (SWAN e MOHID) com uma resolução de aproximadamente 200m, com áreas específicas de alta resolução (50m) para Sesimbra, Canal da Barra e áreas de aproximação às docas de Setúbal.

Em relação à meteorologia foi adicionada uma aplicação do modelo WRF de 2,5 km de resolução que possibilita uma previsão de 7 dias.