Mobilidade

Autocarro autónomo da Transdev chega a Portugal

Autocarro autónomo da Transdev chega a Portugal

A Transdev apresenta esta semana, durante o Lisbon Mobi Summit, um autocarro 100% elétrico e autónomo. Com capacidade para 14 passageiros e uma autonomia média de nove horas, o veículo realiza a sua viagem inaugural na cidade de Lisboa no próximo dia 13 de setembro, entre o cais fluvial de Belém e a Central Tejo.

Pierre Jaffard, CEO da Transdev, “esta é a primeira presença da Transdev em Portugal com um veículo autónomo, mas estamos aptos e disponíveis para introduzir esta tecnologia nas soluções de transporte de municípios, empresas, em eventos privados e projetos inovadores. Queremos colocar a tecnologia autónoma ao serviço do transporte partilhado em qualquer lugar e para todos.”

“A mobilidade autónoma proporciona serviços ecológicos, mais flexíveis, personalizados e acessíveis, mais extensos no tempo e no espaço, mais segurança e conforto e serviços integrados e mais conectados, que contribuem para uma melhor experiência do consumidor”, acrescenta.

Os autocarros autónomos operados pela Transdev estão equipados com múltiplos sensores e câmaras que detetam os obstáculos à sua volta, abrandando a marcha quando estes se aproximam e parando quando estão demasiado próximos.

O primeiro projeto de mobilidade autónoma da Transdev foi lançado em França, em 2014, e desde então já transportou mais de 2 milhões de passageiros e percorreu mais de 350 mil quilómetros.