Energia

Carrefour e Air Liquide abrem unidade de produção de biometano

Carrefour e Air Liquide abrem unidade de produção biometano

A Carrefour, a Air Liquide e a Pot au Pin Energie inauguraram esta semana, em França, uma nova unidade de produção de biometano e um posto de biometano. De acordo com as empresas, este projeto representa uma abordagem circular à transição energética e reúne toda a cadeia de valor de bio-gás num único local.

Pierre Lahutte, Presidente da Iveco, que marcou presença no evento de inauguração desta unidade, defende que “acreditamos que uma economia circular baseada no biometano pode proporcionar uma resposta eficaz às exigências, no sentido de uma mudança imediata no combate às alterações climáticas e em prol da qualidade do ar nas nossas cidades. Nesse sentido, a nossa gama completa de veículos Natural Power a biometano, pode ter um papel crucial neste ciclo virtuoso. Projetos como este que acabámos de inaugurar, não só tornam real esta economia circular como prova que se trata de uma solução viável e eficaz para os problemas ambientais que enfrentamos. A solução biometano pode gerar postos de trabalho e reduzir as emissões de CO2 e tem capacidade para garantir uma transição sustentável no transporte rodoviário, aumentando, em simultâneo, a independência energética da França e da Europa.”

A produção de biometano desta nova unidade começa nos campos da Pot au Pin Energie, empresa criada por um dos líderes franceses na produção de cenoura e alho – Planète Végé -, que produz hortícolas que são utilizados para alimentar o biodigestor desta unidade. Uma vez purificado, o biometano é introduzido na rede distribuição de gás da GRDF, que o transporta para os postos de abastecimento de GNC (Gás Natural Comprimido) em França.