Transportes

Efacec cria carregadores móveis para veículos elétricos

Efacec cria carregadores móveis para veículos elétricos

A Efacec desenvolveu carregadores móveis direcionados para veículos elétricos de longo alcance. De acordo com a empresa, este tecnologia oferece uma autonomia de, no mínimo 400 km, podendo chegar aos 1000 km, e permite a carga de três veículos em simultâneo em apenas uma estação de carga móvel.

“Esta foi a primeira estação de carga móvel ultrarrápida do mundo e foi fornecida a um fabricante automóvel alemão no segundo semestre de 2017. Trata-se de uma solução pioneira no mercado que incluiu três unidades do carregador ultrarrápido HV350 – 6 armários de potência de 175 kW e 3 unidades de interface com o utilizador e o veículo – que permite a carga de três veículos em simultâneo em apenas uma estação de carga móvel”, sublinha a Efacec em comunicado.

O sistema inclui ainda gestão de potência dos carregadores de modo a não exceder em carga simultânea a potência máxima da fonte, seja ela a rede ou o gerador. Assim, é possível realizar a carga de veículos em diferentes localizações onde não seja oportuno a instalação definitiva de infraestruturas de carga: pistas de teste, testes de estrada, testes em locais com condições remotas – muito frios ou quentes, com pó, em de altitude elevada entre outros.

A Efacec, através da Efacec Electric Mobility (EEM), está já a trabalhar em diversos projetos que incorporam estas soluções de carga de elevada potência, nomeadamente com marcas do setor automóvel e com Operadores de Redes de Carregamento, em projetos na Europa e EUA.