Mobilidade

Gigantes do setor automóvel juntam-se para ‘acelerar’ mobilidade elétrica

Gigantes do setor automóvel juntam-se para ‘acelerar’ mobilidade elétrica

O BMW Group, a Daimler AG, a Ford Motor Company, a Volkswagen Group com a Audi e a Porsche anunciaram esta sexta-feira (3 de novembro) a criação de uma joint venture – Ionity – que irá desenvolver e implementar, em toda a Europa, uma rede de carregamento de alta capacidade para veículos elétricos.

Esta joint venture será liderada por Michael Hajesch (CEO) e Marcus Groll (COO) e arranca já em 2018, com uma equipa de 50 pessoas. De acordo com o CEO da recém-criada Ionity, “a primeira rede CAC pan-europeia desempenha um papel essencial no estabelecimento de um mercado para veículos elétricos. A Ionity cumprirá o nosso objetivo comum de proporcionar aos clientes carregamento rápido e capacidade de fazer pagamento por via digital, facilitando viagens de longa distância.”

20 primeiras estações de carga implementadas ainda em 2017

Ainda este ano vão ser inauguradas as primeiras 20 estações de carga, localizadas nas principais estradas da Alemanha, Noruega e Áustria, com intervalos de 120km entre si. Em 2018, a rede irá expandir-se para mais de 100 estações, cada uma delas permitindo a múltiplos clientes, com carros de diferentes fabricantes, carregar os seus veículos em simultâneo.

“Com uma capacidade de até 350 kW por ponto de carregamento, a rede usará o Sistema de Carregamento Combinado (SCC) do sistema padrão de carregamento europeu, reduzindo significativamente os tempos de carga quando comparado com os sistemas atuais. Espera-se que a abordagem agnóstica de marca e a distribuição numa ampla rede europeia contribuam para tornar os veículos elétricos mais apelativos”, explicam ainda os responsáveis pelo projeto.