Transportes

Governo aprova investimento de 57 M€ nas fábricas da Renault e da PSA

Governo aprova investimento de 57 M€ nas fábricas da Renault e da PSA

O Governo aprovou um investimento no valor de 57 milhões de euros nas fábricas da Renault em Aveiro e da PSA em Mangualde. De acordo com uma notícia da Lusa, estes investimentos permitirão criar cerca de 30 postos de trabalho nas duas unidades.

A Renault deverá receber cerca de 47,9 milhões de euros, de acordo com o despacho publicado pelo Executivo em Diário da República, um valor que permitirá reforçar a capacidade de produção da unidade fabril, nomeadamente no “fabrico da nova caixa de velocidades, denominada JT4 e destinada a veículos ecoeficientes, bem como, de um conjunto de novos componentes para as caixas de velocidades denominadas TX26 e TX30″, que integram “soluções para redução das emissões de dióxido de carbono”. Com este investimento, estima-se que sejam criados dez novos postos de trabalho.

No que diz respeito à fábrica da PSA, o investimento será de 9,2 milhões de euros e permitirá criar 18 novos postos de trabalho diretos. O financiamento permitirá “proporcionar à Peugeot Citröen Automóveis Portugal incrementos de produtividade e de automatização, a nível operacional, tanto na fase de teste/demonstração como na fase de replicação para o conjunto da unidade fabril, posterior ao projeto”.

Estes investimentos serão concedidos no âmbito da iniciativa ‘Indtech 4.0’, um projeto que tem como objetivo “investigar e desenvolver soluções tecnológicas e conhecimento aplicado no contexto da Indústria 4.0/Factories of the Future, a fim de promover a eficiência e a flexibilidade dos processos produtivos”, de acordo com o despacho do Governo.