Transportes

Iveco apresenta veículos movidos a gás natural no Japão

Iveco apresenta veículos movidos a gás natural no Japão

A Iveco apresentou recentemente no mercado japonês os seus novos veículos comerciais de mercadorias e passageiros movidos a gás natural: o Stralis NP 400 e a gama Daily Blue Power.

Estes lançamentos vêm no seguimento do Memorando de Cooperação que o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão assinou recentemente com a Comissão Europeia com o objetivo de promover o desenvolvimento de tecnologias avançadas para a utilização de propulsores a GNL destinados aos transportes rodoviários e marítimos.

O Stralis NP 400 agora lançado pela Iveco é, de acordo com a empresa, “o primeiro veículo pesado a gás natural disponível para venda no mercado japonês”. Para além disso é também “o primeiro veículo a gás natural especificamente concebido para o transporte de longo curso e tanto pode funcionar a Gás Natural Liquefeito (GNL) como a Gás Natural Comprimido (GNC), ou com uma combinação dos dois”.

Destaque ainda para a nova gama Daily Blue Power, que passa agora a estar comercialmente disponível no Japão nas versões Daily Hi-Matic Natural Power e Daily Minibus Natural Power, “os primeiros veículos a GNC com caixa automática de oito velocidades – a combinação perfeita para baixos níveis de emissões e consumos e utilização em áreas urbanas graças à transmissão Hi-Matic topo-de-gama”, segundo a Iveco.

Pierre Lahutte, Presidente da Marca Iveco, explica que “há menos de um ano, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) e a Comissão Europeia assinaram um Memorando de Cooperação para o desenvolvimento do Gás Natural Liquefeito (GNL) em aplicações de transportes de mercadorias rodoviários e marítimos. Estamos hoje aqui no lançamento das nossas gamas a gás natural e na entrega do primeiro camião a GNL que vai operar numa das mais movimentadas rotas de transporte de mercadorias do mundo, a rota Tokyo-Osaka, tendo cerca de 100.000 camiões em circulação diariamente. As vantagens de autonomia e ambientais do Stralis NP 400, juntamente com os planos de distribuição de GNL desenvolvidos pela Shell ao longo das principias rotas comerciais do Japão, fazem dele o veículo perfeito na transição para transportes de longo curso sustentáveis e limpos.”