Transportes

Já há mais de um milhão de carros elétricos na Europa

Carregamentos de veículos elétricos passam a ser pagos em novembro

Depois de um crescimento de 40% nas vendas de carros elétricos no primeiro semestre do ano, existem agora cerca de 1 milhão de automóveis elétricos no mercado europeu. De acordo com os dados publicados pelo britânico The Guardian, a China continua a ser, porém, o maior mercado de carros elétricos do mundo.

Nos primeiros seis meses de 2018, as vendas de veículos elétricos aumentaram 42%, mas continuam a representar apenas 2% do total do mercado automóvel.

A Noruega é o país onde a taxa de penetração destes veículos é maior, com 36 500 unidades vendidas no primeiro semestre do ano, 37% do total das vendas.

Em Portugal, em 2019, os carregamentos públicos de veículos elétricos passarão a ser pagos. A notícia foi recentemente avançada pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, que em declarações ao jornal Expresso revelou que a intenção do Governo é começar a cobrar até ao fim da atual legislatura.

Atualmente, existem 1200 pontos de carregamento em todo o país, 56 dos quais de carregamento rápido. O objetivo é chegar aos 1600 pontos de carregamento até ao final do ano, revelou ainda o secretário de Estado ao jornal.