transporte aéreo

Lufthansa apresenta nova imagem institucional

180203_D-ABYA_HAM_2053

A Lufthansa revelou a sua nova imagem institucional a clientes e funcionários em dois grandes espetáculos nas placas giratórias de Frankfurt e Munique. A alteração mais visível é a nova pintura dos aviões. Perante mais de 3 000 convidados em Frankfurt e em Munique, a Lufthansa apresentou oficialmente um Boeing 747-8 e um Airbus A321 com o novo design.

Na semana passada, alguns pormenores foram sendo conhecidos tendo criados discussões interativas, especialmente nas redes sociais. A resposta à nova “cara” da Lufthansa tem sido predominantemente positiva, apesar de algumas pessoas sentirem falta do tradicional amarelo. No entanto, o amarelo não foi banido mas receberá uma função específica para orientação e diferenciação. No futuro, o amarelo encontrar-se-á em todos os cartões de embarque e em todos os balcões da Lufthansa nos aeroportos, entre outros.

“A Lufthansa mudou e está mais moderna e com mais êxito. A partir de agora, tal será visível para o público através do novo design,” referiu Carsten Spohr, CEO da Deutsche Lufthansa AG. “O grou tem estado sempre connosco e é o símbolo de altíssima qualidade, serviço excelente, competência, fiabilidade, espírito inovador e confiança.”

Perante um cenário de digitalização e de alteração das necessidades dos clientes, a Lufthansa apercebeu-se que a empresa teria de modernizar a pintura dos aviões para se manter atual. O Grupo Lufthansa investe dois mil milhões de euros por ano em novos aviões com maior eficácia no consumo de combustível. O serviço de topo quer a bordo quer em terra vai ao encontro das exigências dos clientes. A Lufthansa recebeu o prémio Platinum da International Air Transport Association (IATA) pelos seus serviços digitais e é a única companhia aérea europeia a receber a classificação de 5 Estrelas pelo Skytrax.

 

180207_Explore_New_108

 

Tradição e futuro

“A modernização da Lufthansa só é possível graças ao empenhamento de todos os nossos funcionários, que são os melhores do ramo. Na realidade são a verdadeira face da marca”, continuou Carsten Spohr.

O grou, criado há precisamente 100 anos pelo artista gráfico Otto Firle, uma verdadeira marca inconfundível no céu, mantém-se como o símbolo emblemático da Lufthansa. No futuro, será mais estreito e preparado para o mundo digital. O fino aro torna o grou mais elegante, dando-lhe mais destaque e espaço. Em súmula, o símbolo ganha mais leveza e elegância. Também será mantida a combinação de cores azul e amarelo da Lufthansa – mas o uso destas cores primárias irá ser redefinido. O azul, criado especialmente para a Lufthansa, é algo mais escuro, mais elegante, tornando-se a cor dominante da marca. Significa fiabilidade, clareza e valor.

Após 30 anos, os aviões da Lufthansa irão gradualmente receber a nova pintura. O design foi desenvolvido num processo complexo com numerosos peritos. Após estudos preliminares intensos e da criação de mais de 800 designs e cores, encontrou-se o novo design. Mantendo o lema da Lufthansa de ser uma companhia aérea de topo, a cor azul da pintura dos aviões irá dominar o céu e os aeroportos do mundo nas próximas décadas.

Um desafio importante ao alterar o design é ir ao encontro das exigências do mundo digital de hoje e de amanhã. Além de otimizar o grou para as novas exigências técnicas, a Lufthansa desenvolveu um corpo tipográfico próprio que é particularmente fácil de ler nos aparelhos móveis e nos relógios inteligentes.

 

Novo design também para o Grupo Lufthansa

A imagem institucional do Grupo Lufthansa também foi modernizada. O novo logotipo já não inclui o grou e só usa em maiúsculas. Assim tem-se em consideração a grande variedade de imagens institucionais dentro do Grupo, oferecendo neutralidade ótica a todas as companhias. O novo corpo tipográfico institucional é intemporal e independente. O uso de maiúsculas é uma característica do novo design do Grupo.

O novo azul da Lufthansa é a cor principal do Grupo Lufthansa. O branco garante luz e uma imagem independente. O amarelo complementa a paleta de cores.

Para Carsten Spohr, “Orgulhamo-nos de ser motor de inovação da globalização e de dar vida a este conceito abstrato! Tudo isto faz-nos avançar e dá valor ao nosso trabalho”.