Transportes

Mercedes-Benz Vans vai equipar todos os veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica

Mercedes-Benz Vans vai equipar todos os veículos comerciais ligeiros com propulsão elétrica

A Mercedes-Benz Vans comprometeu-se a equipar todos os seus modelos de veículos comerciais ligeiros com tecnologia de propulsão elétrica. De acordo com a empresa, esta iniciativa irá começar com o modelo eVito de média dimensão, que está agora disponível para encomenda no mercado alemão e tem entregas previstas para o segundo semestre de 2018. Em Portugal, a entrega deste modelo está prevista para 2019.

Em comunicado, a Mercedes-Benz Vans explica que recentemente apresentou a sua estratégia holística de implementação de cadeias cinemáticas elétricas. Volker Mornhinweg, Diretor da divisão Mercedes-Benz Vans, refere que “estamos convencidos sobre a necessidade de instalação de cadeias cinemáticas elétricas nos nossos comerciais ligeiros, especialmente nas aplicações para os centros urbanos. Desta forma, a eletrificação dos modelos comerciais não é um fim em si mesmo, mas antes o seguimento dos mesmos princípios aplicados a um motor convencional no que diz respeito a rentabilidade. Com a nossa iniciativa eDrive@VANs, estamos a mostrar que, apenas as soluções abrangentes de mobilidade que incluam mais do que a própria cadeia cinemática, representam uma alternativa real para os clientes de veículos comerciais. O eVito é o ponto inicial que posteriormente será seguido pela nova geração do nosso Sprinter e pelo Citan.”

A divisão Mercedes-Benz Vans planeia eletrificar todos os seus modelos comerciais ao longo dos próximos anos, sendo o eVito o modelo escolhido para o arranque da iniciativa. O segundo modelo de produção em série totalmente elétrico da Mercedes-Benz Vans após o 2010 Vito E-Cell, tem um preço base de 39,990 euros (na Alemanha, excluindo IVA).