Sustentabilidade

Mobilidade limpa: acordo sobre a rotulagem de pneus para poupar energia

Mobilidade limpa: acordo sobre a rotulagem de pneus para poupar energia

Foi alcançado, recentemente, um acordo político sobre a rotulagem europeia de pneus entre o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão. As novas regras melhoram e fortalecem as etiquetas de pneus da União Europeia (UE), permitindo que os consumidores europeus façam melhores escolhas, gerando uma economia de energia equivalente a retirar 4 milhões de carros das estradas da UE todos os anos.

O comissário responsável pela Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, refere que “a eficiência energética também se aplica à maneira como conduzimos. Ao mudar para os pneus com maior eficiência energética, os cidadãos europeus podem reduzir significativamente o consumo de combustível, economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente”. O responsável europeu por esta pasta adiantou ainda que “ao sermos mais eficientes em todas as áreas de nossa vida, podemos reduzir as contas de energia e dependência de energia importada e cara, à medida que aumentamos a competitividade industrial, criamos empregos e tornamos a economia europeia economia mais sustentável”.

A Comissão propôs o novo regulamento sobre a rotulagem de pneus em 17 de maio de 2018 como parte do pacote de mobilidade limpa. As novas regras tornam as etiquetas dos pneus mais visíveis, mais à prova de futuro e mais precisas. Eles melhoram a fiscalização e a fiscalização do mercado e atualizam as escalas do rótulo para otimizar as informações no rótulo. O novo design mais moderno será alinhado com o conhecido rótulo energético da UE, mantendo o tamanho original e os pictogramas bem conhecidos pelos consumidores.