Mobilidade

Nissan testa táxis autónomos

Nissan testa táxis autónomos

A Nissan e DeNA iniciam na próxima semana vários testes, em contexto real, com táxis da Easy Ride totalmente autónomos. De acordo com Nissan, este serviço da Easy Ride deverá estar operacional já no início de 2020.

O Easy Ride está projetado como um serviço de mobilidade para qualquer pessoa que deseje deslocar-se para o seu destino num automóvel robot. Os primeiros testes em situação real realizam-se no Japão e os participantes vão viajar em automóveis equipados com tecnologia de condução totalmente autónoma num trajeto de 4,5 quilómetros, entre a sede global da Nissan e o centro comercial Yokohama World Porters.

“Para uma operação eficiente da frota e paz de espírito para os clientes voluntários par esta primeira experiência em condições reais de tráfego, a Nissan e a DeNA prepararam um centro de monitorização remoto que recorre às mais avançadas tecnologias de ambas as empresas para fazer o seguimento das viagens”, explica a Nissan sobre o projeto.

A Nissan explica ainda que graças a uma aplicação criada para este serviço, os passageiros podem introduzir o que pretendem através de texto ou voz e escolher a partir de uma lista de destinos recomendados. Um ecrã integrado no automóvel vai apresentar uma seleção de cerca de 500 eventos e pontos de interesse recomendados na vizinhança.

As empresas pretendem lançar este serviço já em 2020.