Transportes

Procura de ofertas de carga continua a crescer no mercado europeu

A procura de capacidade de carga disponível nas estradas europeias continua a crescer. De acordo com o mais recente Barómetro dos Transportes da TimoCom, no primeiro trimestre do ano, o número de ofertas de cargas no mercado de transportes da União Europeia ultrapassou o número de ofertas de camiões numa proporção média de 54:46.

Gunnar Gburek, porta-voz da TimoCom, sublinha que “os sinais no mercado de transportes mudaram muito nos últimos três anos. Se há bem pouco tempo as empresas de transportes se viam obrigadas a correr atrás das suas margens, hoje podem dar-se ao luxo de escolher graças ao excesso de pedidos de transporte e selecionar os percursos mais convenientes.”

De acordo com o Eurostat, na União Europeia e na Zona Euro, prevê-se um crescimento económico de 2,5%.  “A tendência de subida da procura não tem fim à vista”, acrescenta Gburek. “Além dos esforços para solucionar questões estruturais, todos os intervenientes no mercado dos transportes têm a responsabilidade, mais do que nunca, de evitar viagens em vazio e melhorar a eficiência de utilização das capacidades disponíveis. Os princípios de cooperação do projeto europeu NexTrust dão bons exemplos para o efeito.”