Portos

Samskip Estrela faz primeira escala no porto de Leixões

Samskip Estrela faz primeira escala no porto de Leixões

O Porto de Leixões recebeu, a 1 de dezembro, o navio Samskip Estrela, com capacidade para 740 TEUS, que fez a sua primeira escala no serviço regular de contentores “Samskip Portugal Service” no porto do noroeste peninsular.

O serviço vai passar a ligar de forma direta Portugal e Tilbury, no Reino Unido, recorrendo a contentores de 45 pés e é um concorrente ao transporte rodoviário, servindo importadores e exportadores portugueses.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) refere que o serviço “para além de estar em linha com a política de transporte da União Europeia, comporta uma significativa poupança de emissões de CO2 quando comparado com o seu concorrente rodoviário”.

Agenciado pela Marmedsa, o “Samskip Portugal Service” vai assegurar, semanalmente, as ligações entre Lisboa, Leixões e Tilbury, passando ainda pelo seu hub em Roterdão, o que permite acesso a toda a rede europeia da Samskip, com conexões à Escandinávia e Europa Central e Oriental.

A Samskip manterá um tempo de trânsito entre Leixões e Tilbury de três dias, continuando a oferecer serviços quatro vezes por semana de Roterdão a Leixões e, semanalmente, a Lisboa, através de espaço reservado em parceiros.