Transportes

Scania com novo alarme de combustível detetor de ladrões

Scania com novo alarme de combustível detetor de ladrões

Com demasiada frequência, um condutor encontra a tampa do depósito de combustível partida e o depósito vazio. Esta realidade levou a Scania a introduzir o Alarme Anti-Roubo de Combustível, que tem instalado um sensor que monitoriza o nível de combustível, inicialmente para os depósitos simples, mas muito em breve também para os depósitos duplos, mais comuns nos camiões.

“Embora a perda de combustível já ser suficientemente grave, talvez seja ainda pior o camião não poder efetuar as entregas diárias programadas, conforme planeado, e estar sujeito a multas,” refere o gestor de Produto da Scania, Eric Ljunggren.

Se o nível de combustível baixar significativamente, o alarme é acionado e emite um som agudo, que comunica com o sistema normal de alarme anti-roubo. Quando ativado, o sistema de alarme monitoriza o nível de combustível por um período até 65 horas, desde que o interruptor principal da bateria do camião seja ativado. O cliente receberá também um e-mail, uma mensagem de texto e uma notificação de aviso no seu Portal de Gestão de Frotas Scania, caso tenha o Pacote de Controlo.

Talvez a maior vantagem do Alarme Anti-Roubo de Combustível, segundo os responsáveis da Scania, esteja em “dissuadir os presumíveis ladrões”. Um autocolante colocado no depósito avisa os ladrões de que o combustível está protegido. Porém, mesmo que o combustível do depósito seja poupado, as tentativas de roubo podem sempre causar dano, já que uma tampa partida pode necessitar de uma reparação demorada e dispendiosa.

“O proprietário e o motorista do camião serão alertados se o veículo estiver a ser manipulado. Assim, as consequências do roubo de combustível podem ser evitadas ou, pelo menos, mitigadas”, afirma Ljunggren.