Transportes

Scania e a Northvolt estabelecem parceria para a eletrificação de veículos pesados

Scania e a Northvolt estabelecem parceria para a eletrificação de veículos pesados

A Scania e a Northvolt vão desenvolver e comercializar uma tecnologia de células de bateria para veículos comerciais pesados. No âmbito da parceria entre as duas empresas, a Scania vai investir cerca de 10 milhões de euros para criar uma linha de demonstração e instalações de investigação na Northvolt.

Em comunicado, a Scania refere que “a eletrificação dos veículos está a avançar rapidamente e oferece um caminho favorável para soluções de transporte mais sustentáveis. Nos camiões e autocarros pesados, o desenvolvimento contínuo das infraestruturas de carregamento, bem como de células de bateria mais robustas, económicas e sustentáveis, é crucial para a entrada generalizada no mercado da eletrificação comercialmente viável.”

Henrik Henriksson, presidente e CEO da Scania, afirma que “queremos facilitar aos clientes a seleção de soluções de transporte sustentáveis. A eletrificação terá um papel essencial na mudança para um sistema de transporte sem combustíveis fósseis. No entanto, a atual tecnologia de células de bateria tem de ser desenvolvida para satisfazer as necessidades comerciais dos clientes que operam autocarros e camiões pesados. Com a Northvolt como parceiro, acreditamos que podemos dar um grande passo em frente.”

As duas empresas vão, assim, criar uma equipa de especialistas e trabalhar em colaboração nas instalações da Northvolt, na Suécia, para desenvolver e comercializar a produção de células de bateria otimizadas para alimentar veículos comerciais. Para além disso, as companhias assinaram um contrato de compra para o total da produção das células de baterias.