Transportes

Seur testa camiões a gás natural na rota Porto-Madrid

_MG_6501

A Seur  incorporou na sua frota dois camiões movidos a gás natural. O objetivo desta iniciativa é avaliar a viabilidade deste tipo de combustível no transporte rodoviário, tendo sido escolhida a a rota internacional Portugal-Espanha.

Um dos veículos selecionados foi o modelo Iveco Stralis NP 400CV, que conta com o apoio da Dourogas como parceiro estratégico. O outro veículo é um camião transformado em Dual Fuel e Gás Natural de forma a conseguir utilizar gás natural comprimido como combustível.

De acordo com a transportadora, “o camião da marca Iveco, o primeiro veículo para transporte rodoviário desenvolvido para utilizar como combustível gás natural, está equipado com um motor de 400 cavalos e tem a mesma carga útil que um camião diesel equivalente e uma autonomia até 1.500 km”.

Através deste projeto-piloto nas rotas Porto-Madrid com ambos os veículos, a Seur espera comparar os resultados de desempenho para perceber qual a opção mais eficiente e sustentável e, assim, avaliar que rotas existentes se adaptam melhor a cada uma destas alternativas. Após os testes, a empresa prevê que poderá reduzir em 23 toneladas de CO2 para a atmosfera por veículo.