Transportes

Toyota investe 430 M€ em carros autónomos para a Uber

Toyota investe 430 M€ em carros autónomos para a Uber

A Toyota Motor Corporation vai investir cerca de 430 milhões de euros no desenvolvimento de carros autónomos que serão partilhados com a Uber. A notícia foi avançada pelas empresas, que pretendem oferecer um serviço de mobilidade “partilhado e autónomo”.

Shigeki Tomoyama, Presidente da Toyota, defende que são investimentos como este que estão a transformar o fabricante automóvel “numa empresa de serviços de mobilidade”.

Para o diretor-executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, este acordo permitirá à Uber “oferecer os automóveis autónomos mais seguros do mundo”.

Paris acolhe centro de tecnologia para a construção de carros voadores da Uber

No início deste ano, a Uber anunciou que Paris foi a cidade escolhida para acolher o seu novo centro de tecnologia que se irá dedicar à construção de carros voadores. A empresa irá investir cerca de 20 milhões de euros nos próximos cinco anos para “criar sistemas de inteligência artificial e de gestão do espaço aéreo para dar apoio em escala do UberAir”.

De acordo com a empresa, França foi escolhida porque conta com “engenheiros de reconhecimento mundial” e pelo seu “papel único no setor mundial da aviação”. Este centro de tecnologia deverá abrir ainda este ano e estará focado em desenvolver investigação em áreas como “gestão do espaço aéreo, autonomia, redes de comunicação em tempo real, armazenamento de energia e sistemas de carregamento.”