Transportes

Vendas do Grupo PSA atingem o valor mais elevado “de sempre”

Vendas do Grupo PSA atingem o valor mais elevado "de sempre"

O Grupo PSA vendeu cerca de 2,18 milhões de veículos em todo o mundo no primeiro semestre do ano, um crescimento de 38,1% face ao período homólogo que, de acordo com a empresa, representa “o valor mais elevado de sempre”. Em comunicado, o fabricante automóvel revela que a suportar esta “boa dinâmica” estão os 13 modelos lançados em todo o mundo pelas suas cinco marcas – Peugeot, Citroën, DS Automobiles, Opel e Vauxhall.

Em Portugal, a companhia vendeu um total de 36 222 veículos nos primeiros seis meses do ano, um crescimento de 49,1%.

O volume do SUV, com cerca de 609 300 unidades vendidas, representou cerca de 28% das vendas do Grupo em todo o mundo, colocando o Grupo PSA no segundo lugar do mercado europeu, com uma quota de mercado de 16,9% neste segmento.

Para além disso, a empresa revela ter registado “um novo recorde de vendas no mercado de veículos comerciais ligeiros”, com 289 500 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 32,8%. De acordo com o Grupo PSA, na Europa, a empresa conquistou uma quota de mermado de 35,2% no segmento de pequenos furgões e de 26,2% no segmento de comerciais médios.  Na Europa, as vendas do grupo atingiram um total de 1,6 milhões de unidades, um crescimento de 61,5% face a ao período homólogo.

No primeiro semestre, a empresa prosseguiu com o seu plano estratégico de desenvolvimento industrial, tendo assinado uma joint venture para criar uma fábrica de montagem Peugeot e Opel em Walvis Bay, na Namíbia.

Os primeiros seis meses do ano foram também marcados pelo lançamento, na China, do DS 7 Crossback, o primeiro veículo do grupo que conta com a plataforma Connected Vehicle Modular Platform (CVMP) e dotado de tecnologia IoT da Huawei.

Esta semana, a empresa anunciou ainda uma parceria com a Inria para criar um ‘OpenLab’ dedicado à inteligência artificial e ao estudo de soluções como veículos autónomos e inteligentes, serviços de mobilidade, produção, ferramentas de conceção, design e marketing digital.