Logística

Amazon com plataforma de 35.000 m2 em Sevilha

Amazon vai comprar 100 mil veículos elétricos

Confirmando os rumores que apontavam para a instalação de uma nova plataforma da Amazon na capital da Andaluzia, a Autoridade Portuária de Sevilha aprovou, no último Conselho de Administração, a concessão por 35 anos de um terreno dentro da ZAL Sevilha que será ocupada pela multinacional norte-americana.

A Sevisur Logística, gestora da ZAL – e subsidiária da Merlin Société-, construirá esta nova infraestrutura que terá um tamanho total de 35.324 m2, onde será construído um edifício de cerca de 9.000 m2, distribuídos por um armazém de logística e uma área de escritório, calculando-se os custos com esta obra em mais de 5 milhões de euros.

Nas palavras de Manuel Gracia, presidente da APS, à imprensa espanhola: “A chegada da Amazon indica um compromisso de investimento privado nas vantagens logísticas proporcionadas pelo porto de Sevilha, cujos pontos fortes são a alta disponibilidade de terras, a multimodalidade e a localização privilegiada próxima do núcleo urbano e muito próximo do cliente final”.

De fato, os segmentos logísticos mais adequados a serem implementados no porto de Sevilha estão associados ao comércio eletrónico e courier, devido à tendência global de modelos de distribuição cada vez mais regionais e à possibilidade de oferecer navios modulares; bem como a grande distribuição para as Ilhas Canárias, devido à proximidade da ZAL ao terminal de contentores e às instalações para planear as remessas just in time para as ilhas.

Embora não desta dimensão, a Amazon já contava com uma estação logística em Sevilha. Desde a sua chegada a Espanha, a empresa norte-americana vem somando novas instalações espalhadas pelas principais cidades. Assim, ao seu primeiro centro, localizado em San Fernando de Henares (Madrid), foram somadas plataformas em Castellbisbal (Barcelona), El Prat e Martorelles (Barcelona) e Getafe (Madrid), às quais serão adicionadas, em breve, outro centro em Illescas. (Toledo)

Além disso, a companhia possui vários armazéns urbanos em Madrid e Barcelona para entregas ultra-rápidas de ‘Prime Now’, bem como estações logísticas em Getafe (Madrid), Paterna (Valência), Sevilha e Alcobendas (Madrid).