Quantcast
Robotização

Jungheinrich fecha acordo de 15,5 milhões de euros para armazém automatizado

A empresa global de bebidas espirituosas Amber Beverage Group (ABG) confirmou esta segunda-feira ter assinado um acordo com a Jungheinrich, fornecedor de soluções de intralogística, baseado na aquisição de 15,5 milhões de euros em equipamentos para a construção de um armazém automático de estanteria alta, em Riga, capital da Letónia.

O projeto, implementado em colaboração com especialistas da AI ENGINEERING, com o ABG, propõe-se investir um total mais de 33 milhões de euros, sendo que a primeira fase de construção compreende a conversão de mais de 24 mil metros quadrados em armazém automático, áreas de montagem e emissão, bem como em área administrativa.

“É muito importante garantirmos a gestão eficiente de carga e paletes para os nossos parceiros em mais de 185 países e mantermos a velocidade no desenvolvimento dos projetos de investimento característicos da nossa empresa”, comenta Jekaterina Stuģe, CEO do Amber Beverage Group. “A maior parte do nosso investimento será feito em equipamentos de alta tecnologia para o novo armazém, confirmando, mais uma vez, os planos ambiciosos do Amber Beverage Group em se tornar um dos dez mais influentes e modernos players da indústria de bebidas alcoólicas a nível global”, disse a responsável.

“Estamos satisfeitos que um projeto de automação logística desta escala seja implementado pelo ABG. Devido à sua dimensão, complexidade e nível de automação, este projeto é significativo não só no Báltico como em toda a Europa. Instalaremos modernos transelevadores de cargas pequenas, sistemas de transporte de caixas e paletes, sistemas automáticos de picking Pick-By-Light e Put-By-Light e carregadores totalmente automatizados que estarão conectados a um poderoso sistema de gestão de armazém (WMS)”, explica Māris Supe, Sales Manager da Jungheinrich Lift Truck no Báltico.

Refira-se que a área de armazém automático de estanteria não irá requerer a presença de funcionários e todos os processos serão automatizados. A altura total do armazém será de 24 metros, sendo que as paletes serão colocadas umas sobre as outras em estantes distribuídas por nove andares. A capacidade atual do armazém da empresa é de 25.000 paletes, enquanto o novo armazém será capaz de armazenar 35.000 paletes, com a possibilidade de expandir para 45.000 paletes, se necessário.