Quantcast
Robotização

DB Schenker implementa robô autónomo

A DB Schenker – empresa de abastecimento e logística – anunciou a implementação de um novo robô móvel autónomo (AMR) no seu terminal de logística, em Pardubice, na República Checa. O robô MiR Hook 200, desenvolvimento pela tecnológica dinamarquesa Mobile Industrial Robots, em colaboração com o distribuidor checo de dispositivos autónomos e colaborativos DREAMland, permite detetar e transportar cargas de forma mais eficiente.

Tomáš Holomoucký, diretor da DB Schenker na República Checa, refere estar “muito satisfeito” por ter integrado com sucesso o primeiro robot nas operações regulares na República Checa” e admite que este tipo de permitem “otimizar os nossos processos logísticos e aliviar o nosso pessoal de tarefas simples de armazém”.

Em comunicado, a empresa refere que o robô está equipado com uma câmara 3D e um scanner laser que permitem detetar, automaticamente, as cargas que estão prontas para transporte, digitalizando códigos QR localizados em áreas pré-definidas, ou ativando a tarefa seguinte através de qualquer dispositivo móvel.

A nova ferramenta recolhe, automaticamente, as cargas da área de armazenamento para envio posterior e transfere-as para a estação de embalamento, antes de transportar os contentores vazios de volta para a área inicial.

Tendo em conta a simplicidade de implementação desta solução, a DB Schenker refere estar “a considerar implementar o AMR noutros centros de logística”.