Quantcast
Robotização

Jungheinrich automatiza fábrica da ZF na Alemanha

A Jungheinrich, através de comunicado enviado às redações, informou estar a proceder a automatização do armazém vertical do grupo de tecnologia global e fornecedor da indústria automóvel ZF, em Schweinfurt, na Alemanha.

Segundo o explicado, com a solução a ser instalada, no futuro, todo o fluxo de material, desde o armazenamento até o fornecimento da produção, será automatizado, sendo que este processo inclui as “estantes, armazenamento em corredores estreitos e o transporte da porta de segurança para o armazém”, com a Jungheinrich a fornecer um sistema de estanteria com controlo de acesso à área, bem como os sistemas de transportadores.

“As paletes e as caixas irão no futuro passar por um triplo controlo ao longo do sistema transportador: dimensões, peso e formato. Após a leitura automática do código de barras, são transportadas para o armazém vertical através de transportadores de rolos com dois lados. Ali, o empilhador automatizado de corredor estreito EKX 516ka assume o controlo das operações, transporta as unidades de carga para os devidos locais no armazém da ZF – ininterruptamente. Trilhos ao longo do sistema de estanterias nos corredores fornecem eletricidade ao EKX 516ka, que está equipado com um carregador de bateria integrado”, detalha-se em comunicado.

“Graças à condução indutiva e ao seu design pequeno, o EKX 516ka é perfeito para uma navegação precisa em corredores estreitos”, explica Susanne Zitzmann, líder de projeto da Jungheinrich.

“Uma das principais razões pela qual escolhemos a Jungheinrich foi exatamente por ser um fornecedor completo”, afirma Dominik Hüllmantel, líder de projeto na ZF, e Andre Hofmann, líder da equipa de intralogística na ZF, explicando a adjudicação do contrato à empresa de Hamburgo. “O armazém em rack operado pelo EKX 516a é uma solução eficiente para nós, dada a complexidade dos nossos processos e a disponibilidade limitada de espaço.”