Transportes

25% dos internautas portugueses visitam mensalmente sites de transportes

25% dos internautas portugueses visitam mensalmente sites de transportes

Mensalmente cerca de 1 em cada 4 internautas portugueses navega em páginas de Internet do setor dos Transportes. Em média por mês são registadas 11 visitas por internauta a sites deste setor, verificando-se ainda que, em média, são despendidos 68 segundos a cada visita. Estas são conclusões do estudo “Comportamento da População Portuguesa na Internet”, desenvolvido pela PSE.

Destaque para a marca CP (Comboios de Portugal) por ser a mais atrativa, ou seja, esta é a marca mais visitada pelos internautas portugueses. Rede Expressos apresenta-se como a segunda marca mais atrativa deste setor. Por outro lado, constata-se que é nas marcas Blablacar e Transtejo & Soflusa que se regista o maior número médio mensal de visitas por internauta. No que respeita a tempo médio de navegação, destaque para a marca Transportes Sul do Tejo por ser a marca com maior duração média por visita.

Os dados da PSE revelam ainda que, em média, cada internauta português realiza, diariamente, cerca de 74 visitas à Internet, despendendo cerca de duas horas por dia em navegação.

Neste estudo, a PSE identificou 15 diferentes perfis de internautas! “The Browser” é o perfil com maior presença na Internet em Portugal, representando 25% dos internautas portugueses, estes internautas caracterizam-se pela sua navegação genérica e indiferenciada. Seguem-se os “Struggling Generation”, internautas jovens de classe média-baixa e com profissões menos qualificadas. O terceiro perfil mais presente na Internet em Portugal é o “Bon Vivant”, estes são internautas que utilizam a Internet numa ótica de diversão e lazer.  Por outro lado, importa referir o Power User, este perfil embora represente apenas 5% dos internautas portugueses é responsável por 22% do total de visitas realizadas mensalmente na Internet, são por isso considerados os internautas que estão sempre online.

Segundo o estudo, os internautas portugueses são, na sua maioria, homens entre os 25 e os 36 anos, têm formação superior, trabalham em profissões associados à gestão ou trabalho administrativo, pertencem à classe social C2 ou D e vivem em zonas urbanas.

De forma mais vasta, o estudo conclui que os “Media” são o setor de atividade que os portugueses mais visitam na Internet (média de 117 visitas mensais por internauta), seguindo-se os Classificados (80 visitas por mês), Retalho (44), Banca (26) e Turismo (23). No que concerne ao tempo de navegação verifica-se que é nos Classificados que, em média, os internautas passam mais tempo (98 segundos por visita), seguindo-se o Retalho (93 segundos), Automóvel (91 segundos), Turismo (88 segundos) e Telecomunicações (82 segundos).