Quantcast
Transportes

 “Arena del Futuro” – O carregamento elétrico por indução dinâmica vai entrar em testes

O “Arena Del Futuro”, circuito automóvel para testar, no terreno, um carregamento elétrico por indução dinâmica. 

O “Arena Del Futuro”, circuito construído pela A35 Brebemi – troço de autoestrada que assegura a ligação direta entre Brescia e Milão – em colaboração com a Stellantis e outros parceiros internacionais, instituições públicas e universidades, tornou-se agora uma realidade. Este circuito quer testar, no terreno, um carregamento elétrico por indução dinâmica.

Em comunicado, a Stellantis revela que o circuito conta com 1.050 metros de comprimento e é alimentado por uma potência elétrica de 1 MW. Os primeiros veículos – um novo Fiat 500 e um autocarro IVECO E-WAY – preparados para testar o sistema, já percorreram inúmeros quilómetros.

 

Para a Head of the Global e-Mobility Business Unit da Stellantis, Anne-Lise Richard, “esta é uma solução de vanguarda que dá uma resposta concreta aos desafios de autonomia e de carregamento que preocupam os clientes”.

O sistema Dynamic Wireless Power Transfer (DWPT) quer carregar “sem fios” os veículos elétricos ao serem conduzidos em pistas equipadas com cablagens elétricas, através de um sistema de curvas instalado sob o alcatrão.

 

A oferta de serviços como o sistema DWPT tem como objetivo ajudar a empresa a cumprir o objetivo de, até 2030, mais de 70% dos veículos vendidos na Europa e mais de 40% dos vendidos nos Estados Unidos serem veículos de baixas emissões.