Quantcast
Operadores Logísticos

DB Schenker quer promover empreendedorismo no setor da logística

A DB Schenker lançou a Schenker Ventures, uma nova unidade de negócio dedicada a promover a inovação no mundo da logística.

A DB Schenker lançou a Schenker Ventures, uma nova unidade de negócio dedicada a promover a inovação no mundo da logística, através do apoio e da colaboração com empreendedores e fundadores de novas empresas.

Em comunicado, a empresa explica que a  Schenker Ventures reunirá e promoverá as atividades e investimentos corporativos existentes da DB Schenker, apoiando empresários e empresas em fase de arranque com capital, ativos e experiência na indústria. Além disso, a unidade fará uma parceria com o MVP Factory para realizar estudos de viabilidade e de risco dos projetos.

Jochen Thewes, CEO da DB Schenker, explicou que “queremos ser o principal motor de novas ideias dentro da cadeia de abastecimento e da indústria logística, enquanto construímos um futuro digital e amigo do ambiente. Schenker Ventures desencadeará a inovação através da criatividade, determinação e liberdade empresarial”.

Por sua parte, Patric Hoffmann, diretor da Schenker Ventures, afirmou que “a Schenker Ventures baseia-se num princípio fundamental: as grandes ideias precisam de liberdade empresarial. Os fundadores de empresas devem ter controlo sobre as suas ideias. Portanto, o nosso objetivo é criar um ambiente em que mantenham a plena propriedade e controlo das suas novas empresas. Como empresa experiente e com uma extensa rede, fornecemos apoio com capital, experiência em gestão de cadeias de abastecimento, infra-estruturas logísticas e contactos com clientes de topo em todo o mundo”.

Pilares da Schenker Ventures

A nova unidade será constituída por dois pilares. O primeiro irá estruturar todas as atividades de Capital de Risco da DB Schenker e atuar como um investidor a longo prazo em empresas emergentes nos campos da logística e gestão da cadeia de abastecimento. Este pilar procura enfatizar o desenvolvimento e conceção de novos modelos de negócio construídos em torno de conceitos digitais, promovidos pela tecnologia e orientados para a sustentabilidade.

O estudo de risco é o segundo pilar da Schenker Ventures, estabelecido em conjunto com a MVP Factory, com sede em Berlim. Cada empresa basear-se-á nas ideias dos empresários ou em ideias de conceitos que a Schenker Ventures e MVP Factory desenvolvem em conjunto. Através de uma análise de risco, os fundadores selecionados receberão todos os recursos de que necessitam para lançar com sucesso as suas empresas, incluindo capital, mentoria e experiência no seu âmbito de atuação.

Philipp Petrescu, diretor executivo da MVP Factory, indicou que “criar uma empresa não é fácil”, e que “juntamente com a equipa fundadora, usaremos o nosso músculo de desenvolvimento de produtos para validar rapidamente ideias, criar serviços viáveis e encontrar clientes que contribuam desde cedo para aumentar as probabilidades de sucesso”.