Quantcast
Economia

Desemprego acima dos 20% em 11 concelhos de Portugal continental em 2020

De acordo com as previsões da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, 11 concelhos de Portugal Continental deverão encerrar 2020 com uma taxa de desemprego superior a 20%. Já em termos globais, a taxa de desemprego poderá atingir os 10,2% no final do ano.

Estas são as primeiras previsões mensais para a taxa de desemprego em Portugal, para todos os concelhos do país. O estudo assenta no pressuposto de que não ocorrerão medidas de confiamento universais na atividade económica portuguesa, pois esta é a “hipótese mais provável”, de acordo com especialistas.

Com os dados disponíveis até ao momento, e não esperando a ocorrência de limitações da atividade económica, tais como aquelas que sucederam em março deste ano, a tendência negativa no emprego deverá ser mais evidente nas regiões do Algarve, Lisboa e do Norte. A região do Algarve poerá mesmo atingir a fasquia dos 11,4%.

Lisboa e Norte deverão chegar aos 10,7% e 10,4%, respetivamente. Em contrapartida, no Alentejo e na região Centro, a taxa de desemprego não deverá ultrapassar a barreira dos 10%, sempre abaixo da média nacional, mas ainda assim um valor muito elevado face à realidade anterior.

O modelo aponta para que, no desempenho por concelho, em termos de desemprego, ocorra uma grande dispersão durante 2020. Ora, se há concelhos onde a taxa de desemprego não deverá ultrapassar os 6% (Oleiros, Mêda, Melgaço, Ferreira do Zêzere), outros poderão ultrapassar os 30% (Albufeira).

Entre os 278 concelhos de Portugal continental, 11 deverão encerrar 2020 com uma taxa de desemprego superior a 20%, cinco dos quais situados na região do Alentejo: Albufeira, Mourão, Moura, Sines, Murça, Monforte, Lamego, Moimenta da Beira, Barreiro, Barrancos e Moita.

Pedro Simões Coelho, professor catedrático da NOVA IMS e um dos coordenadores do projeto, destaca o “carácter inovador desta investigação”, na medida em que “esta é a primeira vez que se constroem previsões mensais para a taxa de desemprego para todos os concelhos de Portugal continental”.

Pedro Simões Coelho sublinha ainda o “carácter interativo deste estudo”, uma vez que “o utilizador não se limita a ver uma folha estática com os dados. Pode facilmente cruzar as dimensões que mais lhe interessam, o que nos permite disponibilizar uma análise dinâmica do objeto do desemprego em Portugal em 2020”.

As previsões para a taxa de desemprego em Portugal estão disponíveis através do dashboard COVID-19 Insights.

Mob Lab Congress 2020