Quantcast
Carga Aérea

DHL Express compra aviões de carga totalmente elétricos

A DHL Express e a Eviation assinaram um contrato de compra de 12 aviões eCargo Alice totalmente elétricos. A entrega está prevista para 2024.

A DHL Express, empresa global de serviço expresso, e a Eviation, fabricante global de aeronaves totalmente elétricas sediada na zona de Seattle, assinaram um contrato de compra de 12 aviões eCargo Alice totalmente elétricos. Em comunicado, a DHL afirma que, com este passo, pretende estabelecer uma rede elétrica Express “incomparável e dar um passo pioneiro em direção a um futuro sustentável na aviação”. A Eviation prevê entregar a aeronave elétrica Alice à DHL Express em 2024.

“Acreditamos firmemente num futuro com uma logística de emissões zero”, refere John Pearson, CEO da DHL Express. “Por isso, os nossos investimentos têm sempre o objetivo de melhorar a nossa pegada de carbono. No caminho para uma logística com operações limpas, a eletrificação de cada modo de transporte desempenha um papel crucial e irá contribuir significativamente para o nosso objetivo global de sustentabilidade de zero emissões”, acrescenta.

A Alice pode ser pilotada por um único piloto e transportar 1.200 kg. Vai requerer 30 minutos ou menos para carregar por hora de voo e terá um alcance máximo até 815 quilómetros (440 milhas náuticas). A Alice vai operar em todos os ambientes atualmente servidos por aviões a pistão e turbina.

“Desde o primeiro dia, estabelecemos um objetivo audacioso de transformar a indústria aeronáutica e criar uma nova era com aviões elétricos”, afirma o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay.

A descarbonização das operações é um dos principais pilares do novo roadmap de Sustentabilidade do Grupo DPDHL, anunciado no primeiro trimestre de 2021. O Grupo está a investir um total de 7 mil milhões de euros até 2030 em medidas para reduzir as suas emissões de CO2.