Quantcast
Transportes

Entre janeiro e abril, preço de contentores disparou 50% na Europa

Os preços médios dos contentores na Europa subiram 57% entre janeiro e abril deste ano, de 1348 dólares para 2119 dólares.

Os preços médios dos contentores na Europa subiram 57% entre janeiro e abril deste ano, de 1348 dólares para 2119 dólares, revelam os dados mais recentes do Container xChange, a plataforma online de locação e comercialização de contentores de transporte.

A maioria dos indicadores de preços e disponibilidade sugere agora que as transportadoras continuam a favorecer o envio de vazios de volta para a Ásia o mais rápido possível para maximizar os rendimentos nos serviços de transporte dianteiro em vez de esperar por cargas de backhaul menos lucrativas, avança o Global Trade Mag.

A situação está a resultar num aumento rápido dos preços na Europa, apesar de na plataforma existir uma maior disponibilidade de contentores – uma vez que esta não acompanha os movimentos vazios.

O Fundador e CEO da Container xChange, Johannes Schlingmeier, explicou que “a confluência de alta disponibilidade teórica e os preços elevados para contentores indica fortemente que as linhas de contentores estão a dar prioridade aos contentores vazios sobre a carga de exportação da Europa”.

“Existiam sinais disso mesmo antes do encerramento do Canal do Suez no final de março. Os dados mais recentes sugerem que a perturbação adicional que isto causou agravou a situação e dificultou ainda mais a procura de vazios por parte dos exportadores”, acrescentou.

Em abril, os aumentos de preços para os contentores de cerca de 6 metros subiram 30% na Antuérpia, em relação a março. Em Hamburgo (16%) e Roterdão (12%) o aumento foi menor.

Previsões para as próximas semanas

“De acordo com as previsões da Container xChange, um aumento da entrada de contentores de mercadoria em 4-5% nas próximas semanas é provável que leve não só ao aumento das leituras do CAx, mas também contribua para uma diminuição lenta dos preços dos contentores”, disse Johannes Schlingmeier.

“Estes são bons tempos para os proprietários de equipamentos em toda a Europa. Mesmo que os preços dos contentores baixem ligeiramente, a escassez permanecerá até que os transportadores mudem de rumo e comecem a procurar mais backloads. Como resultado, é provável que os preços dos contentores permaneçam em níveis elevados durante algum tempo, embora pensemos que a disponibilidade para os exportadores irá melhorar nos próximos meses”, concluiu o responsável da Container xChange.