Quantcast
Tecnologia

Europa perderia milhares de milhões de euros com restrições à Huawei

Europa perderia milhares de milhões de euros com restrições à Huawei

A eventual exclusão da Huawei do desenvolvimento das redes europeias de quinta geração poderia ter custos estimados até três mil milhões de euros anuais.

A conclusão foi divulgada pela agência de investigação Oxford Economics, que analisou o impacto da medida na Europa.

De acordo com o estudo, as restrições representariam um aumento de 19% do custo anual associado aos investimentos de implementação da redes 5G, o que significaria cerca de 63 milhões de euros por ano em Portugal, enquanto na Alemanha esse valor poderia ascender aos 479 milhões de euros.

A decisão levaria ainda à redução do crescimento económico e, segundo a Oxford Economics, o Produto Interno Bruto português poderia sofrer, em 2035, um rombo na ordem dos 500 milhões de euros, sendo que em França a redução poderia atingir 7,3 mil milhões de euros do seu PIB. O estudo estima que o PIB total que seria perdido a nível europeu seria de €40 mil milhões em 2035, com base nos valores de 2020.

Os investigadores referem que a infraestrutura digital desempenha um papel cada vez mais essencial para alavancar a economia, especialmente durante esta fase de necessária recuperação económica pós-pandemia, pois consideram que a implementação das redes de quinta geração pode estimular a recuperação económica a curto prazo.

Além do impacto financeiro, um atraso na implementação do 5G potenciaria uma desaceleração da inovação tecnológica.

O estudo aponta ainda que a restrição da concorrência, geralmente, leva a um considerável aumento de preços, pelo que impedir um grande player de competir na rede 5G e, consequentemente, limitar a concorrência, resultaria em custos de investimento mais elevados, atrasando a implantação das redes. Assim, este cenário resultaria num crescimento tecnológico e inovação mais lentos, menores rendimentos para as famílias e uma recuperação mais lenta da recessão.

As conclusões da Oxford Economics foram apresentadas no relatório Restricting Competition in 5G Network Equipment throughout Europe.

Recentemente, o Departamento do Comércio dos EUA anunciou novas restrições no fornecimento de tecnologia à Huawei, fazendo com que a empresa fique impedida de adquirir processadores fabricados noutros países com a tecnologia norte-americana.

Mob Lab Congress 2020